Descrição de chapéu chuva clima

Chuva derruba muro do cemitério do Araçá na capital e casal é levado por córrego em Suzano

Via no Pacaembu ficou tomada por destroços e barro; no município vizinho, homem é encontrado morto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A chuva intensa que atingiu São Paulo e a região metropolitana na noite de terça-feira (13) e madrugada de quarta (14) derrubou parte do muro do cemitério do Araçá, causou pontos de alagamentos, e deixou as cidades de Cotia, Itapevi e Carapicuíba debaixo d'água. Em Suzano, o carro de um casal foi arrastado para dentro de um córrego.

Na capital, parte do muro nos fundos do cemitério do Araçá, no Pacaembu, caiu na rua Monsenhor Alberto Pequeno, na altura do número 28. Ninguém ficou ferido, mas a via foi tomada por barro e por destroços.

Não é a primeira vez que a construção cede em razão de chuva. A via está interditada e não há previsão de quando será liberada para o tráfego.

Parte do muro do cemitério do Araçá, no Pacaembu, caiu na noite de terça-feira (13) em decorrência da forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo e a região metropolitana - Danilo Verpa/Folhapress

A Cortel, concessionária que administra o cemitério, afirmou que a queda do muro não causou danos às sepulturas. A concessionária isolou o local e afirmou que está tomando as providências para reconstrução do muro. "A concessionária ressalta que o muro passou por uma reforma ainda em 2021, durante a gestão da Prefeitura de São Paulo, que já enviou engenheiros para avaliação da área", afirmou.

A prefeitura afirmou que a Secretaria Municipal das Subprefeituras enviou equipes de limpeza, que estão no local, para a desobstrução das vias que foram atingidas.

A rua Monsenhor Alberto Pequeno foi bloqueada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que providenciou desvio, sentido Sumaré, pela pelas Rua Itatinga, Rua Cássio Martins Vilaça, Rua Senador João Lira e Rua Itapitangui, retornando na rua Almirante Pereira Guimarães.

A forte chuva que atingiu a região metropolitana causou diversos transtornos.

São Paulo teve 14 pontos de alagamentos, sendo 11 deles intransitáveis. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados 20 chamados para queda de árvores, 16 para alagamentos e 11 solicitações para desabamentos e desmoronamentos.

Vista aérea de alagamento em Itapevi - Ronaldo Silva/Ato Press

Segundo a Defesa Civil, durante a noite de terça um veículo foi arrastado para dentro de um córrego no cruzamento da estrada Antônio Jorge com rua Baruel, em Suzano, na Grande São Paulo. Um casal estava no veículo, que foi encontrado pelos bombeiros próximo do local, mas sem os passageiros.

O Grupo de Ações em Emergência e Desastres do Corpo de Bombeiros continuou as buscas e localizou o cadáver do homem por volta das 16h35. A equipe seguiu buscando a mulher, mas pararia assim que anoitecesse, por segurança, voltando no dia seguinte.

Houve 12 quedas de árvores na região, dois destelhamentos de moradias e três alagamentos de via, de acordo com levantamento da Defesa Civil.

Na região metropolitana de São Paulo, três municípios ficaram debaixo d'água durante a noite. Cotia, Itapevi e Carapicuíba tiveram diversos pontos de alagamentos. Alguns intransitáveis.

Houve relatos de diversas residências que foram invadidas pela água e pelo barro. Moradores passaram a noite em claro tentando evitar prejuízos. Ainda assim, móveis, roupas, alimentos e documentos foram perdidos.

De acordo com a Defesa Civil do estado, foram registrados altos índices de precipitação nos municípios atingidos nas últimas 24 horas. Em Cotia, por exemplo, foram 169 mm, em Itapevi foram 111 mm, 106 mm em Itapecerica Da Serra e 105 mm em Carapicuíba.

A Prefeitura de Carapicuíba afirmou que as equipes da Secretaria de Obras e Defesa Civil estão nas ruas trabalhando.

As prefeituras de Itapevi e Cotia não responderam aos questionamentos.

A chuva voltou à região metropolitana no fim da tarde desta quarta, mas em menor intensidade e sem causar problemas. Apenas na zona oeste a precipitação era moderada, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura, que manteve o estado de observação para alagamentos.

As próximas horas, incluindo a noite e madrugada desta quinta (15), seguem com previsão de chuvas atuando de toda a cidade de forma fraca, com pontos passageiros de moderada intensidade.

Os dados do CGE mostram que fevereiro acumulou até o momento 66,2 mm na capital paulista, o que representa 30,2% dos 219,1 mm esperados para o mês.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.