Temporal alaga prédio do Instituto de Física da UnB em Brasília

Chuva que atingiu a Asa Norte interditou ruas e deixou veículos submersos; universidade diz que danos foram 'significativos'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A UnB (Universidade de Brasília) registrou "danos significativos" em seu Instituto de Física e alagamento de outras unidades após fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal na noite desta sexta-feira (9).

O temporal também causou transtorno no hospital de campanha da FAB (Força Aérea Brasileira), instalado recentemente na cidade de Ceilândia (DF) em auxílio à Secretaria de Saúde no enfrentamento da dengue. De acordo com comunicado da Força, não houve interrupção no atendimento à população.

As chuvas alagaram parte da Asa Norte, onde ficam as unidades da UnB, interditando ruas e deixando automóveis submersos.

Prédio da Unb alagado após forte chuva na noite desta sexta (9) no Distrito Federal - Reprodução

Segundo nota divulgada pela reitora da universidade, Márcia Abrahão, houve alagamento de parte do subsolo do Instituto de Ciências Central e do auditório do Departamento de Engenharia Florestal.

A reitora diz que o Instituto de Física foi a unidade mais prejudicada, com danos em equipamentos, documentos, livros e mobiliário.

A diretoria do instituto, docentes, técnicos e estudantes tentam, desde as chuvas, recuperar o máximo possível do equipamento.

"É importante ressaltar que, em resposta a evento similar ocorrido em 2019, apesar das graves dificuldades orçamentárias, a Universidade de Brasília executou obras de contenção abrangendo todas as unidades situadas no subsolo do ICC [Instituto de Ciências Central], edificação com mais de 50 anos", diz a nota assinada pela reitora.

"A Administração Superior expressa seu pesar pelas perdas registradas. Estamos acompanhando de perto a situação do Instituto e de outras áreas afetadas, disponibilizando suporte para mitigar os impactos da maneira mais rápida e permanente possível", acrescenta.

A FAB informou, por sua vez, que não houve avaria em equipamentos tampouco interrupção no funcionamento do hospital de campanha montado em Ceilândia.

Segundo a instituição, foram necessárias algumas readequações no local, "especificamente na dinâmica da triagem, por cerca de 30 minutos, durante a chuva, "a fim de manter o fluxo de atendimento".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.