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Após seis anos, obras do trecho norte do Rodoanel recomeçam nesta quinta (25)

Construção iniciada há uma década foi interrompida em 2018; expectativa do governo Tarcísio é concluir trabalhos em etapas até 2026

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São Paulo

As obras do trecho norte do Rodoanel Mario Covas (SP-021) foram retomadas nesta quinta-feira (25), após seis anos de paralisação. Se tudo correr conforme planejado, os trabalhos devem concluir a última fase de um dos maiores complexos viários do país.

"Com seis meses de antecedência em relação ao prazo contratual da Via Appia e investimento estimado em R$ 2,5 bilhões, as obras devem gerar mais de 10 mil empregos até a conclusão", diz a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Trabalhos de construção do trecho norte do Rodoanel nesta quinta (25); obra foi retomada após seis anos de paralisação - Ronny Santos/Folhapress

A construção do trecho norte do Rodoanel foi iniciada em 2013 e está paralisada desde 2018. A obra foi orçada inicialmente em R$ 4,3 bilhões, mas, até 2019, já tinha consumido cerca de R$ 6,85 bilhões, tendo se tornado alvo de investigação por suspeitas de superfaturamento e corrupção.

As empreiteiras que integravam os consórcios, como Coesa (ex-OAS) e Mendes Júnior, foram fortemente atingidas financeiramente pela operação Lava Jato, entraram em recuperação judicial e foram declaradas como inidôneas pela União.

Em março de 2023, o consórcio Via Appia venceu a concessão para a conclusão das obras do trecho. O contrato foi assinado em agosto.

O trecho norte do anel viário tem 44 km de extensão, entre as cidades de Arujá, Guarulhos e São Paulo. A obra ajudará a desafogar o trânsito na marginal Tietê. Ao todo, o Rodoanel terá cerca de 176 quilômetros de extensão.

A concessionária Via Appia vai operar o trecho norte pelas próximas três décadas. A empresa tinha até agosto para trabalhar apenas nos projetos, mas as obras começaram seis meses antes do prazo máximo previsto.

A parte do Rodoanel norte que liga as rodovias Fernão Dias e Dutra ao trecho leste devem receber prioridade. A previsão da concessionária é que esse trecho seja inaugurado no segundo semestre de 2025.

Depois, as obras devem ficar focadas na parte que conecta a Fernão Dias à avenida Raimundo Pereira de Magalhães e ao trecho oeste do Rodoanel. Nesse caso, a meta é concluir até setembro de 2026.

Na etapa atual, as obras começam pelo primeiro trecho com a limpeza da faixa de domínio, drenagem, terraplenagem, pavimentação e abertura de acessos, além da construção e complementação de quatro viadutos que interligam a Dutra ao início do trecho norte do Rodoanel.

A maior dificuldade técnica é que um túnel construído nessa parte da obra desabou durante os anos em que ficou abandonado. A concessionária terá como prioridade liberar os destroços do túnel, com a intenção de agilizar a obra.

Segundo a gestão Tarcísio, a expectativa é que o Rodoanel Norte melhore a infraestrutura viária e logística na Grande São Paulo, como também reduza o tempo das viagens e a poluição atmosférica e sonora.

O novo trecho também vai facilitar o acesso ao Porto de Santos e deve ampliar a capacidade de escoamento das exportações e importações nacionais.

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