Barco é encontrado com corpos no Pará; veja vídeo da operação de resgate

Autoridades ainda não confirmaram número de mortes nem nacionalidade das vítimas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Pescadores encontraram um barco à deriva com corpos na costa da região nordeste do Pará na manhã deste sábado (13). Até as 18h deste domingo (14), não havia confirmação oficial do número de mortes, nem da nacionalidade das vítimas.

Há suspeita de que elas sejam estrangeiras. Conforme a Defesa Civil do município de Bragança (a 214 km de Belém), os pescadores localizaram a embarcação na região da baía do Maiaú, próxima da ilha de Canelas. O local é considerado de difícil acesso.

A Polícia Federal abriu uma investigação para apurar o caso e, neste domingo, realiza uma operação para resgatar o barco com os corpos. A expectativa é de que os trabalhos de resgate sejam finalizados ao longo do dia.

No início da tarde, a PF divulgou imagens aéreas que mostram o barco sendo rebocado por outra embarcação –veja o vídeo a seguir.

"É muito provável que se trate de um barco estrangeiro, porque, preliminarmente, não foi detectado sumiço de pescadores da região", afirmou Ubiranilson Oliveira, coordenador municipal da Defesa Civil de Bragança, em entrevista à Folha neste sábado.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, que seria do momento no qual os pescadores localizaram a embarcação, é possível ouvir pessoas falando em "muita gente morta" e "mais de 20" vítimas.

"O exame do barco e análise preliminar dos corpos serão feitos amanhã [segunda-feira, 15] para confirmar (ou não) a hipótese do barco ter vindo da África", disse a Polícia Federal, em nota, neste domingo.

A Marinha do Brasil disse que tomou conhecimento na manhã de sábado da embarcação encontrada à deriva por pescadores nas proximidades da ilha de Canelas.

Uma equipe de inspetores navais foi acionada para se deslocar até o local. O objetivo é apurar informações para abertura de investigação do IAFN (Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação).

Pescadores localizam corpos em barco à deriva no Pará neste sábado (13) - Submundo Criminal no X

Também no sábado, agentes da Polícia Federal no Pará foram acionados para o atendimento da ocorrência. Além deles, peritos e papiloscopistas da sede da PF em Brasília foram deslocados para a região.

"Um dos principais objetivos é descobrir quem eram as pessoas no barco, usando protocolos de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI)", afirmou a corporação. A Polícia Federal disse ter sido informada sobre a ocorrência na manhã de sábado.

O MPF (Ministério Público Federal) do Pará anunciou a abertura de duas investigações nas áreas cível e criminal.

"Uma investigação criminal foca em eventuais crimes cometidos e na responsabilização penal de autores. A investigação cível concentra-se em questões de interesse público e na proteção de direitos que não necessariamente envolvem crimes", declarou o MPF.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.