Descrição de chapéu São Paulo

Criança é ferida durante operação da PM em Paraisópolis, na zona sul de SP

OUTRO LADO: corporação diz que menino não foi atingido por disparo de policiais e que investiga o caso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um menino de 7 anos foi ferido na manhã desta quarta-feira (17), quando seguia para a escola, em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo. Uma operação da Polícia Militar era realizada na comunidade no momento em que a criança foi atingida, por volta das 7h50.

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) afirma que policiais militares faziam patrulhamento na região quando foram recebidos a tiros por criminosos na Viela Passarino.

A criança foi atingida no supercílio. A informação inicial era de que ela teria sido baleada, mas o boletim de ocorrência diz que o ferimento apresentado na criança "é superficial e pode ter sido em decorrência dos estilhaços ou de uma queda".

Criança é baleada em Paraisópolis durante operação da PM - Reprodução/TV Globo

Em entrevista coletiva concedida na noite desta quarta, o porta-voz da PM disse que o menino não foi ferido por policiais.

"Não sabemos ainda o que feriu essa criança, pode ser sido um disparo dos bandidos ou pedaço de reboco, estilhaço ou uma queda", disse o coronel Massera, chefe da comunicação da PM. "As imagens das câmeras corporais, porém, nos dão certeza de que o menino não estava na linha de ação dos policiais", acrescentou.

Todos os policiais envolvidos na ocorrência usavam câmeras nos uniformes, segundo a corporação. As gravações, porém, só serão divulgadas ao fim do inquérito, em até 30 dias.

O coronel Massera disse ter visto as imagens e relatou ter observado a criança e sua mãe na rua quando o tiroteio começou. Segundo ele, os PMs estariam na frente da dupla quando algo atingiu o menino na cabeça, impossibilitando, ainda de acordo com Massera, que os policiais tenham responsabilidade na ocorrência.

"Tudo o que estamos falando é esclarecimento inicial. Ao longo das investigações alguma informação pode ser modificada, claro", completou o porta-voz da PM.

O ouvidor das polícias de São Paulo, Claudio Aparecido Silva, classificou a operação como "desastrosa". Para ele, a PM deveria ter calculado os riscos de fazer a operação num horário de grande movimentação de pessoas nas ruas.

"Foi uma ação infeliz e desastrosa, que colocou diversas vidas em risco, inclusive a da criança vítima e de outras crianças que iam para escola", afirmou o ouvidor.

O menino está internado em um hospital da zona sul, na companhia da mãe, e o quadro de saúde é estável. A família está sob escolta de um policial militar.

No local, o entre e sai de viaturas e policiais do 16º batalhão, responsável pelo patrulhamento em Paraisópolis, foi intenso durante todo o dia.

Imagens captadas após o tiroteio mostram policiais militares mexendo no local onde a criança teria sido ferida. Após a divulgação dessas imagens, o ouvidor das polícias disse que os PMs podem ter alterado a cena, o que configuraria fraude processual.

O porta-voz da PM negou qualquer intervenção. De acordo com a corporação, a princípio os policiais envolvidos no caso serão mantidos nas ruas.

Uma liderança local afirmou à reportagem que há dias a polícia faz operações na comunidade. O objetivo, segundo o relato, seria apreender drogas. Na última sexta (12), por uma ação da PM na favela resultou na apreensão de 419 kg de cocaína, além de 35 litros de lança-perfume.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.