Descrição de chapéu previsão do tempo

Primeira onda de frio do outono se concentra no Sul e no Sudeste e começa nesta quarta (17)

São Paulo terá chuva durante a tarde e a noite, e temperatura deve cair na capital na quinta-feira (18)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A primeira onda de frio do outono começa a partir desta quarta (17) no Brasil, mas a frente de instabilidade que abre caminho para o ar polar só deve ter força para passar pelo Sul e chegar até o Sudeste do país.

Em São Paulo, o tempo nesta quarta-feira ainda fica quente, com chance de pancadas de chuva e alagamentos, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.

No Sul do país, onde a temperatura já cai nesta quarta, houve registro de chuvas fortes na terça (16), com problemas isolados, durante a passagem da frente fria.

Homem caminha durante chuva no parque da Água Branca, na zona oeste de São Paulo
Homem caminha durante chuva no parque da Água Branca, na zona oeste de São Paulo; mês de abril ainda deve ser chuvoso na capital - Danilo Verpa - 26.set.22/Folhapress

No Rio Grande do Sul, Porto Alegre permaneceu em alerta durante o dia para volume intenso de precipitação, e a prefeitura suspendeu o serviço na unidade de Pronto-Atendimento Lomba do Pinheiro, que teve uma área —em obras de expansão— destelhada durante o temporal. O tempo na capital gaúcha fica entre 15°C e 22°C nesta quarta.

A frente fria já chegou ao Paraná, que ainda deve registrar chuvas e trovoadas durante a manhã desta quarta, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), antes da queda de temperatura. Em Curitiba, as mínimas são de 16°C, e podem chegar a 12°C na quinta (18) e 10°C na sexta (19). Já as máximas ficam entre 24°C, 25°C e 23°C.

Também de acordo com o Inmet, o Sul pode ter registros de geada em regiões de serra e planalto entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nas madrugadas de quinta, sexta e sábado (20). Em Florianópolis (SC), as mínimas nesta quarta e na quinta devem ser de 17°C e 15°C, e as máximas, de 23°C e 25°C.

A instabilidade chega ainda nesta quarta a São Paulo. A capital fica entre 19°C e 29°C, segundo o CGE, com maior chance de pancadas de chuva à tarde e à noite, e o frio começa na quinta. De acordo com o Inmet, mínima e máxima caem a 17°C e 20°C.

A sequência de mais calor, chuvas e frio acontece porque as frentes frias, que carregam umidade, são sistemas que transitam entre o ar quente e o ar polar frio.

Quando começam a se aproximar de uma determinada área, elas "empurram" o ar quente. Depois que passam, são substituídas pelo ar frio e seco.

Rio de Janeiro e Belo Horizonte têm chance de pancadas de chuva ao longo do dia. As máximas para os cariocas ficam entre 18°C e 34°C, e para os belorizontinos, entre 17°C e 30°C, com quedas previstas na quinta em ambas as capitais.

Já em Vitória (ES), a previsão é de pancadas de chuva a partir desta tarde, com mínima de 24°C e máxima de 31°C.

De acordo com o Inmet, essa frente fria não deve ser seguida de outra imediatamente, e por isso não haverá força para que a maior parte do Centro-Oeste, do país, assim como o Norte e o Nordeste, registrem quedas nos termômetros.

Assim, Campo Grande (MS) deve ver as temperaturas caírem com chuvas nesta quarta, e termômetros entre 20°C e 26°C. Também deve chover em Cuiabá (MT), que fica com mínima e máxima em 24°C e 32°C, em faixa de temperatura que deve se manter ao longo da semana.

No Norte, a previsão é de mais chuva ainda nesta semana, chegando a um total de 80 milímetros em regiões de Amazonas, Pará e Amapá, com raios e rajadas de vento e trovoadas.

Já no Nordeste, esse volume total de chuva para a semana é previsto para a porção norte de Maranhão, Piauí e Ceará e para o oeste do Rio Grande do Norte, e o tempo fica seco em parte do Piauí e da Bahia.

A previsão é de chuva em Salvador (BA) nesta quarta, com mínima de 24°C e máxima de 30°C.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.