Descrição de chapéu Rio

Escritora atacada por pitbulls no RJ deixa CTI, diz família

Roseana Murray perdeu um braço e uma orelha; responsáveis pelos cães foram presos sob suspeita de crime de maus-tratos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Familiares da escritora e poetisa Roseana Murray, 73, informaram neste sábado (6) que a autora deixou o CTI e foi para a ala semi-intensiva do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Ela foi atacada por três cachorros da raça pitbull na manhã desta sexta (5), quando caminhava na orla da praia em Saquarema, na região dos Lagos.

Na página oficial da escritora nas redes sociais, um comunicado afirma que ela passou a noite estável. "Não teve nenhuma intercorrência, não apresentou febre e por conta disso, a equipe médica vai começar a diminuir a sedação e avaliar como ela ficará para pensar na extubação", diz trecho da publicação.

Com as mordidas, a escritora perdeu um braço e uma orelha. Ela passou por cirurgias, e o quadro é estável, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde neste sábado.

Roseana Murray publicou mais de 100 livros infantojuvenis na carreira - Reprodução

Após deixar o CTI, Murray recebeu a visita dos dois filhos e a nora. "Ao ouvir deles palavras de carinho e confiança, além do relato da enorme corrente de amor por ela, mesmo sedada ela assentiu positivamente com a cabeça", diz a nota.

A família ainda agradeceu a mobilização de todos que iniciaram uma corrente de postagens de textos e poemas da autora.

No X (antigo Twitter), uma leitora publicou trechos do livro "Território dos Sonhos", de Roseana Murray.

Na corrente de publicações dedicadas a autora, destaca-se o poema "Oração", compartilhado pela maioria dos fãs e admiradores da poetisa.

A escritora sofre o ataque quando fazia uma caminhada, por volta das 6h, na avenida Ministro Salgado Filho e foi surpreendida pelos cães, nesta sexta-feira (5). Segundo os relatos, Murray tinha o hábito de caminhar no local nesse horário.

Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, com ajuda de um helicóptero da corporação. Na unidade de saúde, Murray foi avaliada por neurocirurgião, cirurgião geral, ortopedista e cirurgião bucomaxilofacial, e foi levada com urgência para o centro cirúrgico.

De acordo com a Polícia Civil, três pessoas da mesma família foram presas, cada uma responsável por um dos animais. Os suspeitos, que não tiveram o nome divulgado, vão responder por maus-tratos a animais, lesão corporal culposa e omissão na cautela de animais.

Um dos envolvidos também foi autuado por adulteração de identificação de veículo automotor, devido à descoberta de uma motocicleta com numeração raspada.

Segundo o delegado André Luiz Salvador, o local onde os cachorros eram mantidos era insalubre e apertado.

Fachada da casa de onde saíram os pitbulls que atacaram a escritora Roseana Murray, em Saquarema, na Região dos Lagos - Reprodução

Dois dos animais estavam abaixo do peso, mas saudáveis, segundo informaram agentes da Secretaria de Defesa dos Animais de Saquarema. Os três pitbulls estão sob os cuidados da prefeitura e passaram por atendimento médico.

As equipes também não encontraram focinheira na casa onde os três cachorros ficavam. Desde 2005, a legislação estadual exige que cães de algumas raças, entre elas a pitbull, só circulem em locais públicos com guias e focinheiras.

Autora de mais de 100 livros infantojuvenis, Roseana Murray começou a escrever poesia voltada para o público infantil em 1980, com o livro "Fardo de Carinho", inspirado em Cecília Meireles. Aos 73 anos, acumula premiações literárias, entre elas o Prêmio da Academia Brasileira de Letras de Literatura Infantojuvenil pelo livro "Jardins", em 2002.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.