Descrição de chapéu São Paulo

Sócio de empresa de ônibus investigada por elo com o PCC é preso pela Rota

Justiça havia decretado a prisão dele na segunda-feira (14) após denúncia apresentada pelo Ministério Público

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Policiais militares da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) prenderam na manhã de terça-feira (16) um dos sócios da UPBus, empresa de transporte urbano que atende parte da zona leste de São Paulo e é investigada por suposto elo com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

A empresa serviria para lavagem de dinheiro, conforme denúncia do Ministério Público.

A viação está sob intervenção da Prefeitura de São Paulo desde a semana passada, quando foi desencadeada a Operação Fim da Linha pelo Ministério Público contra sócios da empresa.

Alexandre Salles Brito, o Buiu, foi preso em um apartamento em Guarulhos, na Grande São Paulo. Contra ele existia um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça na segunda-feira (15) no âmbito da mesma operação. A reportagem não localizou a defesa do suspeito.

Viaturas da PM estacionadas no quartel da Rota
Dezenas de viaturas da PM mobilizadas para a operação - Divulgação/Ministério Público

À Folha, um promotor integrante do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) explicou que a denúncia sobre a UPBus foi recebida e o juiz entendeu, diante do resultado da busca e os novos elementos, que a prisão de Brito e de mais um outro investigado se mostrava necessária. O segundo homem segue foragido.

Conforme promotores do Gaeco, há indícios de que integrantes do PCC se tornaram sócios da empresa para lavar dinheiro e e fraudar licitações.

As investigações apontam que membros da facção criminosa colocaram dinheiro e veículos na UPBus para que a empresa conseguisse participar de uma licitação para o transporte coletivo paulista que exigia um valor mínimo de R$ 19 milhões.

Conforme a denúncia da Promotoria, Brito seria integrante de um grupo que ocultou e dissimulou R$ 20,8 milhões. Ele é suspeito de organização criminosa e tráfico de drogas.

As investigações ainda buscam localizar o paradeiro de Silvio Luiz Ferreira, conhecido como Cebola, tratado pelo Ministério Público como uma liderança da UPBus e do PCC. O pedido de prisão contra ele foi expedido na semana passada. A reportagem não localizou sua defesa .

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.