Descrição de chapéu Santa Catarina

Beto Carrero World acaba com seu zoológico após 32 anos

Decisão, diz o parque, segue entendimento de que animais precisam de um ambiente mais próximo ao habitat natural; girafas e elefante eram os últimos hóspedes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

O Beto Carrero World, parque temático localizado em Penha, no litoral de Santa Catarina, anunciou nesta quinta-feira (27) o encerramento das atividades de seu zoológico, depois de 32 anos.

O parque, que chegou a ter mais de mil animais de 237 espécies, abrigava atualmente apenas girafas e um elefante no espaço denominado Mundo Animal, que estão sendo transferidos.

Imagem mostra girafas, últimos hóspedes do zoológico que funcionou por 32 anos no Beto Carrero World, em Penha (SC)
Girafas e um elefante foram os últimos hóspedes do zoológico que funcionou por 32 anos no Beto Carrero World, em Penha (SC) - Divulgação

A decisão, de acordo com a direção do Beto Carrero World, foi tomada já há alguns anos, o que permitiu a saída dos bichos de forma gradual, e segue o entendimento de que os animais precisam de um ambiente mais próximo ao habitat natural.

O parque temático, que hoje recebe em média 2,5 milhões de visitantes por ano, foi idealizado pelo empresário João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero, e inaugurado em dezembro de 1991 em Penha, à época com apenas alguns brinquedos infantis e duas lonas de circo.

O mundo do circo, aliás, é a origem do Beto Carrero World, que chegou a ter em seu plantel mais de 40 tigres e também animais como leões, jacarés, ursos e macacos.

Num vídeo publicado pelo parque nesta quinta narrando a história da presença dos animais, a bióloga Katia Cassaro, coordenadora do zoológico, conta que no início os animais faziam parte tanto do plantel do parque quanto do itinerante, com o circo.

"Tivemos momentos muito importantes [na trajetória do parque], como a reprodução de mico-leão-dourado, tamanduá-bandeira, jacutingas, que são espécies brasileiras ameaçadas de extinção", afirmou.

Com a morte do empresário após ser submetido a uma cirurgia cardíaca em São Paulo em 2008, aos 70 anos, seu filho Alex Murad assumiu a direção e hoje é presidente do conselho administrativo do parque.

Por meio de sua assessoria, ele disse ter muito respeito pela história do espaço com os animais e que seu pai tinha uma "conexão incrível" com eles, mas que "as gerações mudam".

"As gerações mudam, e hoje entendemos que é mais significativo receber os animais que nos visitam espontaneamente, como capivaras e pássaros migratórios, do que manter espécies selvagens dentro de um parque temático", disse.

Imagem mostra João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero, que morreu em 2008 aos 70 anos
João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero, que morreu em 2008 aos 70 anos - Divulgação

O Beto Carrero World é o maior parque multitemático da América Latina, com dez áreas temáticas que incluem brinquedos, shows e experiências como a área temática Nerf Mania, Hot Wheels e Madagascar. Todos os outros setores do parque, cuja área total é de 14 milhões de metros quadrados, seguem funcionando normalmente.

Com o encerramento da visitação, os animais remanescentes –as girafas e o elefante– estão sendo transferidos para novos locais. O parque não informou os destinos, disse apenas que são locais "seguros".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.