Descrição de chapéu transporte público

Trens da linha 9-esmeralda circulam com velocidade reduzida na manhã desta terça (23)

Problema foi causado por falha em equipamento na estação Socorro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma falha em um equipamento na região da estação Socorro, na zona sul de São Paulo, fez com que os trens da linha 9-esmeralda, operada pela ViaMobilidade, circulassem com intervalos maiores entre Osasco e Mendes-Vila Natal na manhã desta terça-feira (23).

O problema ocorreu desde o início da operação e foi solucionado às 8h. No entanto, os reflexos ainda são sentidos pelos usuários, com atrasos, e plataformas lotadas. Os trens chegam, mas não dão conta de toda a demanda.

O problema foi causado por um trilho partido na região da estação Socorro.

A imagem mostra uma grande multidão de pessoas tentando entrar em um trem de metrô. As pessoas estão muito próximas umas das outras, algumas segurando as portas do trem, enquanto outras parecem estar se esforçando para entrar
Estação da linha 9-esmeralda da ViaMobilidade lotada - Reprodução/TV Globo

Trinta ônibus da operação Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) reforçaram o atendimento no trecho entre Mendes-Vila Natal e Santo Amaro.

Os passageiros enfrentaram longas filhas e aglomeração nas estações da linha. Também reclamaram de falta de informação.

O Ministério Público de São Paulo e ViaMobilidade fecharam em novembro de 2023 um acordo de R$ 786 milhões para que a concessionária não seja processada pelas recorrentes falhas nas linhas 8-diamante e 9-esmeralda dos trens. Entre as obrigações estão construir escolas e de um complexo esportivo e melhorias em estações.

A Promotoria destacou oito problemas ocorridos desde março de 2023, como seis descarrilamentos e uma colisão de um trem da linha 8-diamante na estação Júlio Prestes, na região central da capital.

O primeiro ano de operação das linhas após a concessão teve, em média, uma falha a cada três dias. Reportagem da Folha mostrou que foram 166 registros entre janeiro de 2022, quando começou a concessão, até janeiro deste ano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.