Descrição de chapéu Interior de São Paulo

Ribeirão Preto tem queda de energia e suspensão de jogos e corrida por incêndios e má qualidade do ar

Proibição de eventos esportivos vale até este domingo na cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Curitiba

A má qualidade e a baixa umidade do ar causadas pelos incêndios e pelo tempo seco que atingem o interior paulista levaram a Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) a suspender jogos de futebol e uma meia maratona internacional, que aconteceria neste domingo (25).

A cidade também enfrenta oscilações de energia em alguns bairros. Em locais próximos a matas, moradores estão deixando suas casas na noite deste sábado (24), à medida que as chamas se aproximam.

A cidade enfrenta 14 focos de incêndios em diferentes regiões, de acordo com nota divulgada pela prefeitura às 18h deste sábado. Há incêndios em áreas de mata e também em terrenos urbanos.

Fumaça no céu sobre edifícios
Fumaça de incêndios em Ribeirão Preto (SP) neste sábado (24) - Joel Silva/Reuters

A proibição da realização de eventos esportivos em resposta à emergência climática, expressa em decreto municipal, vale para este sábado (24) e domingo (25).

"Não será realizado jogo de futebol ou nenhuma outra atividade até o final do dia de domingo, quando os órgãos de meteorologia nos apresentarem outros dados [sobre o clima]", disse Duarte Nogueira (PSDB), prefeito de Ribeirão Preto.

Os dois times de Ribeirão Preto tinham jogos programados em Ribeirão Preto, neste sábado e domingo. O Comercial receberia o Primavera pela Copa Paulista, às 16h deste sábado. E o Botafogo tinha partida agendada com o Guarani neste domingo, também às 16h, pelo Brasileiro da Série B.

Segundo Nogueira, a cidade está com umidade relativa do ar abaixo de 20%, enquanto a ideal para saúde humana deve estar entre 50% e 60%. "Estou até fazendo a dança da chuva porque está muito seco."

Ele disse que também tem orientado a população a economizar água, evitando, por exemplo, a lavagem de calçadas. "Tivemos ontem oscilação de picos de energia e 36 poços artesianos [dos 120 da cidade] foram desligados por conta dessa variação. Felizmente nenhuma bomba queimou e todas já voltaram em operação na manhã deste sábado."

Na tarde deste sábado, a cidade registrou instabilidade no fornecimento de energia elétrica. Procurada, a CPFL Paulista, companhia responsável pelo serviço em Ribeirão Preto, informou no início da noite que o fornecimento aos clientes afetados "já está normalizado".

Em nota, a empresa disse que queimadas em áreas de vegetação "impactaram trechos da rede elétrica da região de Ribeirão Preto, ocasionando oscilações (piscas) e interrupções de energia para parte dos clientes desse município".

"Diante desse cenário, a CPFL Paulista alerta a população sobre os sérios impactos que podem ser gerados por incêndios próximos à infraestrutura elétrica e orienta que, ao identificar um foco de incêndio, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros e as autoridades competentes", disse a empresa.

Devido à fumaça gerada pelos incêndios, o sistema municipal de saúde tem registrado um aumento na procura por atendimentos relacionados a problemas respiratórios, operando com 60% de sua capacidade, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde.

A pasta disse em nota que segue monitorando a situação e "está preparada para atender a possíveis aumentos na demanda, especialmente nos próximos dias, na segunda e terça-feira".

"Recomendamos à população que evite exposição prolongada à fumaça e que procure uma unidade de saúde caso apresentem sintomas respiratórios", continuou a nota.

Segundo a prefeitura, há um foco de incêndio de grandes proporções em uma área próxima ao Banco de Alimentos, na avenida Bandeirantes. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão no local.

Os principais pontos de atenção, ainda segundo a prefeitura, são na rua Leda Vassimon, no Jardim Nova Aliança, e na Mata do Ribeirão Verde, "onde as equipes já estão atuando para extinguir o fogo".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.