Descrição de chapéu Obituário Gustavo Codas Friedmann (1959 - 2019)

Mortes: Da paixão pelos livros à luta por um mundo melhor

Gustavo Codas deixou sua marca na militância social e política

Patrícia Pasquini
São Paulo

Entrega. É a palavra que define Gustavo Codas Friedmann na opinião de um dos filhos, o mestrando em filosofia Iuri Faria Codas, 31.

“Mesmo muito inserido na política, ele nos passou conceitos de vida. O seu mote de vida era ‘entender o mundo para mudar o mundo’. Ele repetia a frase com frequência”, conta.

Gustavo era economista, consultor da Fundação Perseu Abramo, da Confederação Sindical nas Américas e do Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais, além de assessor de relações internacionais da CUT.

 
Gustavo Codas Friedmann, economista, ex-diretor da hidrelétrica binacional Itaipu; foi assessor de Relações Internacionais da CUT
Gustavo Codas Friedmann, economista, ex-diretor da hidrelétrica binacional Itaipu; foi assessor de Relações Internacionais da CUT - Arquivo pessoal
 
Ao longo da vida, teve forte atuação na política, principalmente internacional. Foi diretor-geral Itaipu Binacional como representante do Paraguai, país onde nasceu.

Defensor das causas sociais e da educação pública de qualidade, tinha na paixão pela leitura sua marca pessoal.

Segundo Iuri, Gustavo deve ter comprado perto de 10 mil livros. Tinha quatro bibliotecas e frequentemente doava livros a projetos sociais e bibliotecas do Brasil e do Paraguai.

A poesia também ocupou um espaço da sua vida, mas o privilégio de conhecê-lo como poeta ficou restrito à família e aos amigos mais íntimos. 

Assim como as poesias, os episódios de humor próprio e inteligente eram compartilhados no âmbito familiar.

O esporte também teve seu lugar em sua vida. Gustavo foi lutador de caratê. Recentemente, era adepto da bicicleta. 

Gustavo morreu dia 11 de agosto, aos 60 anos, de parada cardíaca. Ele foi encontrado morto por um dos filhos no apartamento onde vivia em São Paulo.

Além do legado na militância social e política, deixa a atual companheira e três filhos.

 
 
 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.