Descrição de chapéu Obituário Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho (1948 - 2020)

Mortes: Atento à tecnologia, criou nova teoria da comunicação

Ciro Marcondes Filho foi professor na Escola de Comunicações e Artes da USP por mais de 30 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Professor desde 1974 do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes da USP, Ciro Marcondes Filho testemunhou as transformações do jornalismo com a chegada do computador pessoal, da editoração eletrônica, da internet e das mídias sociais, entre outros avanços.

Longe de ficar parado no tempo, ele sempre incorporou a reflexão sobre as novas tecnologias à sua pesquisa e às suas aulas, ministradas no CJE por mais de três décadas.

Um dos pesquisadores brasileiros mais citados na área, Marcondes publicou quase cem artigos científicos e escreveu ou organizou mais de 50 livros, como “Comunicação do Sensível” (ed. ECA-USP, 2019).

Ciro Marcondes Filho participa de debate sobre a imagem dos candidatos à Prefeitura de São Paulo no auditório da Folha em 2010
Ciro Marcondes Filho participa de debate sobre a imagem dos candidatos à Prefeitura de São Paulo no auditório da Folha em 2010 - Jarbas Oliveira - 23.out.10/Folhapress

Deu importante contribuição para a criação da chamada nova teoria da comunicação, que sustenta que essa última só acontece quando um sujeito é capaz de provocar sensações e impactos no pensamento de outro e que ela exige abertura para o que está fora do indivíduo.

Ex-alunos como esta repórter lembram-se que no início dos anos 2000 ele exigia a leitura de textos clássicos da sociologia e fenomenologia e de artigos sobre novas tecnologias, além de que se assistissem a filmes como “Meu Jantar com André” (1981), de Louis Malle, e “Videodrome” (1983), de David Cronenberg. Ensinava na graduação e na pós-graduação a destrinchar textos da bibliografia parágrafo a parágrafo, com disciplina.

“Era o expoente máximo desse departamento. Suas aulas tinham uma riqueza incrível porque fazia uma reflexão crítica atualizada, mas tinha uma belíssima formação intelectual clássica nas áreas da filosofia, sociologia e teoria da comunicação”, diz a professora Mayra Rodrigues Gomes, que foi sua aluna de pós-graduação e colega no CJE por muitos anos. “Foi um grande professor e uma pessoa correta, justa e democrática.”

"Ele colocou a teoria brasileira da comunicação de maneira definitiva no cenário internacional. Era um erudito e gostava de agregar pessoas de formações distintas, criando um ambiente de divergência saudável", diz Maurício Liesen, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que foi orientado por Marcondes no doutorado e pós-doutorado.

Ciro Marcondes Filho morreu no domingo (8) após lutar contra um câncer.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.