Descrição de chapéu Coronavírus

Sindicato contesta declarações de secretário da Educação de SP à Folha

Rossieli Soares disse na sexta que volta das particulares antes das públicas seria inaceitável

São Paulo

O Sieeesp (Sindicato dos Eestabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo) contestou algumas falas dadas pelo secretário da Educação de São Paulo, Rossieli Soares, em entrevista publicada pela Folha na sexta (26).

Em carta enviada ao jornal, o presidente da associação, Benjamin Ribeiro da Silva, defende que as escolas privadas do estado possam voltar às suas atividades antes das públicas, caso consigam implementar os protocolos de segurança.

Rossieli disse na entrevista que isso seria inaceitável e geraria desigualdade ainda maior do que a já existente, chamando as instituições particulares de "escolas de rico".

"Inaceitável é a postura daqueles que acreditam que, proibindo a escola particular de fazer alguma coisa vai igualar com a rede estatal, alegando 'equidade'. Isso é nivelar por baixo. E mais: a escola privada não pode ser punida pela inoperância da gestão educacional, um estado de coisas do qual falamos há mais de 30 anos", diz a carta do Sieeesp.

"Ao contrário do que diz o senhor secretário, a escola privada de educação básica, representada pelo Sieeesp, não é 'escola de rico', pecha que insiste em tentar desqualificar o ensino privado, pejorativamente. Isso sim é uma discriminação abjeta, odiosa, que ofende as famílias e toda a comunidade escolar, não corresponde à realidade e é claramente um falso argumento só para tentar justificar o injustificável", continua o texto.

O documento reforça que a rede privada atende mais de um milhão de alunos das classes mais baixas (C, D e E).

Na quarta (24), Rossieli e o governador João Doria (PSDB) anunciaram o cronograma de volta às aulas presenciais no estado para o dia 8 de setembro (a data vale para escolas particulares e públicas).

O programa, entretanto, determina que a reabertura só acontecerá se todas as regiões do estado permanecerem por 28 dias na fase amarela, terceiro estágio da retomada. Hoje, todas estão aquém.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.