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Como apps de ensino podem enviar dados de crianças ao mercado publicitário

Human Rights Watch mostra que privacidade de crianças está em risco no mundo após aumento de uso de tecnologia na educação na pandemia

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São Paulo

Uma investigação da Human Rights Watch identificou que sites e aplicativos de educação utilizados por crianças e adolescentes em 49 países violaram a privacidade e outros direitos dos menores durante a pandemia de Covid-19, quando o ensino se tornou remoto.

De 164 produtos desenvolvidos pelas chamadas edtechs (empresas de tecnologia do setor de ensino), 89% "colocaram em risco ou diretamente violava a privacidade e outros direitos de crianças e adolescentes para finalidades não relacionadas à sua educação'', segundo a organização.

Em boa parte dos casos, o compartilhamento se deu com gigantes de tecnologia, empresas corretoras de dados e companhias de publicidade digital.

Confira como esse fluxo de informações na internet costuma se dar:

Catarina Pignato

Plataformas de ensino instalam tecnologias de rastreamento, como ad trackers ou cookies, que compartilham dados dos usuários com terceiros, muitas vezes ligados ao setor publicitário e de segmentação de propaganda digital.

sas instalados no produto
Catarina Pignato

O envio de informações ao mercado publicitário, sem que isso esteja explícito nos termos de uso ou nas políticas de privacidade, vai contra os princípios internacionais de proteção de menores.

Os dados privados que eventualmente são compartilhados com terceiros dizem muito sobre um indivíduo. São eles: localização precisa, contatos salvos do telefone (é possível identificar quem é a "mãe", o "pai" e a "avó", por exemplo), rapidez de movimento do mouse, palavras digitadas na plataforma de ensino (mesmo os textos que não foram enviados) e diversos padrões de interação virtual.

Catarina Pignato

Na posse desses dados anonimizados (tornados anônimos), empresas do mercado publicitário agregam informações em diferentes grupos, baseados nos comportamentos online dos usuários.

Algumas tecnologias de rastreamento são capazes de "perseguir" a criança por toda sua navegação na internet. Com esses dados reunidos, anunciantes podem segmentar as propagandas e alcançar públicos bem definidos, já que esses dados permitem inferir até a renda estimada da família da criança.

Catarina Pignato

Nesse modelo, crianças e adolescentes viram alvo da publicidade comportamental antes de terem desenvolvido a capacidade de diferenciá-los.

Algoritmos de empresas de publicidade passam a determinar a experiência online da criança, às vezes reforçando estereótipos de consumo (como a venda de boneca para meninas e de carrinho para meninos) e influenciando crenças e opiniões.

As pessoas nascidas na última década fazem parte da primeira geração que tem os dados amplamente coletados por essas tecnologias digitais desde muito cedo, o que pode determinar uma experiência adulta ainda mais "sob medida" na internet.

Criança usa computador deitada no chão enquanto é observada por olhos em todas as direções
Catarina Pignato

Glossário do mercado de publicidade online infantil

  • EdTechs

    Empresas de tecnologia que desenvolvem produtos de educação, como sites ou aplicativos de ensino

  • Publicidade comportamental

    Publicidade com base em comportamentos de consumo e interação social obtidos pela internet (como busca no Google e em aplicativos, compras e páginas seguidas nas redes sociais); os anúncios são direcionados a públicos de forma segmentada e personalizada

  • Profiling

    Criação de perfis de consumo, com base em rastros digitais, para o direcionamento assertivo de publicidade online

  • Política de privacidade/termos de uso

    Contratos digitais que devem informar de forma clara como um produto ou serviço digital (um site, aplicativo ou rede social) capta e utiliza os dados pessoais de seus usuários

  • Cookie

    Estrutura de dados contida em cada dispositivo criada por sites ou aplicativos para acompanhar o comportamento online de cada pessoa

  • Ad tracker

    Códigos que enviam as informações do usuário para ferramentas ou para o mercado publicitário online a fim de personalizar a experiência. Exemplo: o Google recebe uma informação de interesse do usuário e passa a exibir anúncios alinhados a essa informação

  • Data broker

    São grandes “corretores de dados” na internet; empresas que criam bases de dados a partir de diferentes fontes, públicas e privadas, e atuam na compra e venda para diferente setores

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