Após aprovação do MEC, Sírio-Libanês lança 3 cursos de graduação em saúde

Faculdade vai oferecer enfermagem, fisioterapia e psicologia, de forma presencial; vestibular acontece em novembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério da Educação aprovou o credenciamento da Faculdade de Ciências da Saúde Sírio-Libanês, ligada ao hospital com mesmo nome. Com isso, a instituição lança os seus primeiros cursos de graduação na área da saúde. A decisão saiu no Diário Oficial da União desta quinta (17).

Serão ofertados cursos de enfermagem, fisioterapia, psicologia, de forma presencial. As inscrições para o vestibular devem ter início na segunda quinzena de julho, segundo o hospital. O vestibular está previsto para novembro deste ano.

Os currículos das graduações vão incluir disciplinas de empreendedorismo, gestão e inovação para ampliar as opções de carreira dos estudantes.

Foto ilustrativa de laboratório da Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Sírio-Libanês, em SP - Divulgação

A instituição também planeja oferecer curso de medicina futuramente, mas não há prazo previsto.

Instalada em um prédio ao lado da avenida Paulista, na rua Martiniano de Carvalho, na região central de São Paulo, a Faculdade Sírio-Libanês terá 11 andares, com salas equipadas com instrumentos de ensino de última geração e laboratórios de simulação.

Segundo Paulo Nigro, CEO do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, mais do que trazer para o aluno a excelência médica e clínica dos profissionais da instituição para a sala de aula, os cursos de graduação vão oferecer uma personalização no processo de aprendizagem, que será único para cada pessoa.

"Nossas metodologias e ferramentas de aprendizagem focam as competências teóricas e práticas, com rotações clínicas e estágios nos melhores centros de saúde do país, além de aulas espelho internacionais, dupla titulação e intercâmbios para as áreas de ensino e pesquisa", explica.

Além disso, Nigro lembra que o Sírio-Libanês tem contato tanto com paciente do setor público quanto do privado, o que ajuda na formação de profissionais mais bem preparados para todo o mercado, com competências que vão da atenção primária às tecnologias de ponta, por exemplo.

Desde 2005, a instituição oferece por meio da sua área de ensino e pesquisa cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, especialização e residências médicas e multiprofissionais, além de cursos de atualização e EAD (Ensino a Distância).

Atualmente, cerca de 18 mil alunos participam anualmente dessas atividades. O programa de mestrado e doutorado em ciências da saúde da instituição tem nota cinco na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Nos programas de residência, há cerca de 300 profissionais ativos.

Segundo Fernando Ganem, diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês, a área de ensino da instituição caminha lado a lado com a pesquisa. Nos últimos cinco anos, foram publicados mais de 2.800 trabalhos científicos em revistas internacionais da área médica. Atualmente, o Sírio-Libanês está presente com dois hospitais e cinco unidades em São Paulo e Brasília.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.