Material didático da gestão Tarcísio diz que Lei Áurea foi assinada por dom Pedro 2º

Conteúdo também afirma que há praias na cidade de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O material digital produzido pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e distribuído nas escolas estaduais de São Paulo diz que a Lei Áurea, de 1888, foi assinada por dom Pedro 2º e que a capital paulista possui praias.

Produzido por uma equipe da Secretaria de Educação, comandada por Renato Feder, o material passou a ser distribuído às escolas em abril deste ano, para mais de 3 milhões de alunos. Os erros conceituais encontrados no material foram revelados pelo UOL nesta quinta-feira (31).

Conforme mostrou a Folha, Feder havia anunciado que não iria mais receber os livros didáticos da União para que os professores tivessem apenas o material didático de sua pasta como opção. Diante de forte repercussão negativa, porém, o governo recou.

Feito para ser usado de forma digital, material didático precisa ser impresso pelas escolas para ser usado
Feito para ser usado de forma digital, material didático precisa ser impresso pelas escolas para que alunos possam usá-lo - Reprodução

A Secretaria de Educação reconheceu os erros e afirmou que o material vai ser retificado e atualizado. "A coordenadoria pedagógica da instituição realiza revisões e aprimoramentos constantes nos recursos didáticos, mantendo-se em total harmonia com o currículo paulista", disse em nota.

A informação incorreta sobre a abolição da escravidão está no material de história para os alunos do 8º ano do ensino fundamental. Também está no conteúdo de história a afirmação de que a cidade de São Paulo tem praias.

Especialistas de diversas áreas constataram uma série de erros gramaticais, conceituais e metodológicos em todo o material produzido pela secretaria de Renato Feder. Segundo análise feita por pesquisadores da Repu (Rede Escola Pública e Universidade), caso o material fosse submetido ao processo de avaliação de qualidade usado pelo MEC na escolha dos livros didáticos, eles seriam reprovados. Os pesquisadores encontraram erros em todas as disciplinas e em todas as etapas de ensino.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.