Fuvest divulga gabarito; professores destacam uso de questões misturadas

Prova não tinha divisão em áreas de conhecimento; abstenção foi de 8,68%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Fuvest divulgou, na noite deste domingo (19), o gabarito da primeira fase do vestibular que dá acesso à USP (Universidade de São Paulo).

O gabarito e as diferentes provas podem ser acessados abaixo:

Gabarito
Provas V, K, Q, X, Z

A prova foi realizada na tarde deste domingo. Segundo a Fundação Universitária para o Vestibular, entre os mais de 110 mil inscritos, houve uma abstenção de 8,68%. No ano passado, a abstenção chegou a 13,8%.

Estudantes em sala de aula fazendo prova
Candidatos durante o exame da primeira fase da FUVEST, na FEA-USP na Cidade Universitária - Rubens Cavallari/Folhapress

Professores de cursos preparatórios destacaram o fato de a prova não ter sido dividida em blocos de disciplinas. "Não importa do que é a questão, importa que o aluno esteja preparada", diz Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora pedagógica do Objetivo.

Antunes também destaca a interdisciplinaridade da prova.

Além disso, professores destacam a importância que ganhou a interpretação de texto, em questões de diversas disciplinas.

"A distribuição das disciplinas, ao longo da prova, não segue um padrão e apresenta uma organização aleatória e, dessa forma, o raciocínio do estudante acaba sendo quebrado por abordar áreas de conhecimento diferentes", diz Antunes Rafael, diretor pedagógico do Colégio Oficina do Estudante.

É o segundo ano que esse tipo de organização acontece, segundo cursos preparatórios.

A abrangência neste ano foi bastante compatível com anos anteriores, segundo Ségio Paganim, diretor do Curso Anglo. Para Paganim, o nível de dificuldade se manteve alinhado ao de anos anteriores, com adição de algumas novidades.

"Como inserção de questão de arte, pouca conta em química e uma prova de física um pouco mais fácil", diz Paganim. "A interdisciplinaridade ganhou mais peso nessa prova, então ficou aprimorada."

Professores classificam as questões de matemática como clássicas, com cobrança, por exemplo, de funções e geometria. Nessa disciplina, porém, classificam a avaliação como mais difícil do que no ano passado.

"A dificuldade das questões eu achei mais interessante esse ano. Várias questões exigindo raciocínio, estudo de caso. Questões diferentes, criativas. Exigia interpretação, exigia raciocínio", diz Alessandro Menezes, professor de matemática do Cursinho da Poli.

Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli, diz que a prova deste domingo seguiu o padrão do ano passado. Ele a classifica como direta.

Alvarez também destaca a coincidência entre uma das questões da prova e o tema da redação do Enem deste ano: trabalho do cuidado. "Mostra a importância do tema, uma vez que a prova da Fuvest, muito provavelmente, foi elaborada até julho", afirma Alvarez.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.