Fuvest divulga convocados para a 2ª fase do vestibular 2024; veja lista

Provas dissertativas serão realizadas nos dias 17 e 18 de dezembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Fuvest divulgou nesta sexta-feira (1º) a lista de convocados para as provas da segunda fase do vestibular 2024 da maior universidade da América Latina, a USP (Universidade de São Paulo). Veja a lista aqui.

Os locais de realização do exame também estão disponíveis no site da fundação. O local em que o candidato fará as provas da segunda fase pode não ser o mesmo da primeira.

As provas serão realizadas nos dias 17 e 18 de dezembro, domingo e segunda-feira. A do dia 17 terá 10 questões de português, sobre interpretação de texto, gramática e literatura; e a redação. No dia seguinte, 12 questões sobre duas, três ou quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida.

Candidatos conferem as salas antes da primeira fase da Fuvest na FEA-USP, na Cidade Universitária
Candidatos conferem as salas antes da primeira fase da Fuvest na Cidade Universitária, em São Paulo - Rubens Cavallari - 19.nov.2023/Folhapress

Algumas carreiras têm um exame adicional na segunda fase, a prova de competências específicas, cujo formato varia de acordo com a carreira e será realizada entre 11 de dezembro de 2023 e 11 de janeiro de 2024.

Essa prova é classificatória e eliminatória: o candidato precisa pontuar pelo menos 50% da avaliação para ser elegível de convocação. A avaliação de competências específicas existe apenas para as carreiras de artes cênicas, artes visuais e música em São Paulo, e de música em Ribeirão Preto. Cada curso tem um calendário próprio, que deve ser conferido no manual do candidato.

Na última quarta-feira (29), a Fuvest divulgou as notas de corte da primeira fase e, como já é tradição, as carreiras de medicina em São Paulo e em Ribeirão Preto tiveram maior nota em ampla concorrência.

Ao todo, 100.822 candidatos fizeram a prova da primeira fase e outros 9.582 faltaram. A média de convocados em cada curso para a segunda fase foi de 3,52.

Do total de participantes, 72.938 foram candidatos de ampla concorrência, 20.249 de alunos de escola pública e 7.635 de candidatos de escola pública pretos, pardos e indígenas (PPI).

QUAIS SÃO OS TIPOS DE VAGA OFERECIDOS PELA FUVEST 2024?

Todos os candidatos inscritos concorrerão às vagas de ampla concorrência (AC). No ato da inscrição, o candidato deveria informar se também concorreria às vagas destinadas às Políticas de Ações Afirmativas: Escola Pública (EP) ou Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

AC: vagas para todos os candidatos, sem exigência de nenhum pré-requisito, mesmo tendo acesso às vagas reservadas

EP: 2.053 vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.

PPI: 1.206 vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Além do vestibular, a USP oferecerá 1.500 vagas pelo Enem e outras 1.500 pelo Provão Paulista, novo vestibular seriado, que será aplicado para todos os estudantes do ensino médio de escolas estaduais em São Paulo.

QUANDO SAIRÁ O RESULTADO DA FUVEST 2024?

A primeira chamada para a matrícula, com a lista de aprovados na Fuvest 2024, será divulgada no dia 22 de janeiro de 2024 na página da Fuvest. O período de matrículas vai de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.

COMO FAZER A MATRÍCULA?

Todo candidato que foi convocado em uma das duas chamadas ou na lista de espera deve confirmar a sua matrícula em duas etapas virtuais: pré-matrícula e efetivação —as datas estão indicadas no Guia do Vestibular 2024.

Se você foi chamado para uma das vagas da ação afirmativa escola pública (EP) ou para uma das vagas da ação afirmativa pretos, pardos e indígenas (PPI), você deve confirmar, no formulário da matrícula virtual, que pertence à ação afirmativa que você escolheu na inscrição. Oportunamente, uma banca de heteroidentificação analisará a condição desses candidatos.

Observação: Se você prestou o Provão Paulista, acompanhe as informações no site oficial. Vagas remanescentes do Provão Paulista retornam como vagas EP ou PPI da Fuvest, dependendo do edital.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.