Plataforma digital do governo Tarcísio falha em dia de aulas remotas

Com a aplicação do Provão Paulista para o 3º ano do ensino médio nesta quarta (29), demais alunos deveriam acessar aulas a distância

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A plataforma de ensino digital do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) apresentou falhas na manhã desta quarta-feira (29), quando milhões de alunos da rede estadual paulista deveriam ter aulas remotas.

A Secretaria Estadual de Educação confirmou que houve instabilidade no Centro de Mídias de São Paulo, mas disse que a "situação está sendo regularizada". Pouco antes das 12h, professores e alunos continuavam relatando não conseguir acessar o sistema.

A secretaria afirmou que os professores podem usar outras plataformas para não prejudicar o conteúdo do dia.

Centro de Mídias de São Paulo ficou indisponível na manhã desta quarta, em dia de aula remota nas escolas estaduais
Centro de Mídias de São Paulo ficou indisponível na manhã desta quarta, em dia de aula remota nas escolas estaduais - Reprodução

Com a aplicação do Provão Paulista para os alunos do 3º ano do ensino médio nesta quarta e quinta-feira (30), os alunos das demais séries foram orientados a ficar em casa e fazer as atividades de forma remota. Assim, cerca de 3 milhões de alunos devem ter aulas a distância nesses dois dias.

Segundo a secretaria, o grande número de videoconferências simultâneas no Centro de Mídias da Educação de São Paulo causou instabilidade e lentidão no sistema. Segundo a pasta, foram registradas 24 mil turmas ao mesmo tempo na plataforma.

Professores de diversas regiões do estado relataram não ter conseguido dar aula de forma remota na manhã desta quarta. E dizem temer que o problema volte a ocorrer nos próximos dias de aplicação do Provão.

O Centro de Mídias de São Paulo passou a ser usado nas escolas estaduais durante a pandemia de Covid. A plataforma, no entanto, é a grande aposta do secretário Renato Feder para digitalizar o ensino paulista. É por ela, por exemplo, que os professores acessam o material digital produzido pela secretaria —Feder, inclusive, pretendia substituir os livros didáticos por essas aulas digitais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.