Websérie ganha episódio sobre soluções que transformam realidades

Novo capítulo do 'Diálogos Transformadores' reúne conceito e exemplos de tecnologias sociais

Patricia Pamplona
São Paulo

"Quando começamos o programa 1 milhão de cisternas, as pessoas acharam que era loucura e hoje estamos dizendo: 'Por que só 1 milhão?' Estamos com 1,2 milhões, e a previsão é de pelo menos mais 350 mil", relatou Antonio Barbosa, coordenador da ASA (Articulação do Semiárido).

Esse tipo de solução, construída muitas vezes de maneira simples e originada na própria comunidade, é o tema do minidocumentário "Diálogos Transformadores - Tecnologias Sociais: Soluções que Mudam Realidades", lançado nesta sexta-feira (22). O curta reúne os principais pontos do debate realizado no auditório da Folha, em 23 de maio.

Conceito, exemplos, atores e desafios face à redução de investimentos estão consolidados no material, que inclui um documento disponível em PDF. "É fundamental que esse tipo de diálogo aconteça não só aqui na Folha, mas que consiga transpor essa barreira social e levar essas questões para dentro das comunidades", disse Hamilton Silva, fundador do Saladorama e integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

Sobre a falta de investimentos, outro ponto levantado na discussão do material, Rogério Biruel, diretor da Fundação Banco do Brasil, que apresenta o tema, pontuou que a organização investiu, nos últimos dez anos, R$ 2,8 bilhões de recursos não reembolsáveis. "[Esse valor beneficiou] mais de 3,6 milhões de brasileiros, mais de 6.000 projetos sociais."

O curta e o documento reúnem também os pontos de vista Haroldo Machado Filho, assessor sênior do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Sonia da Costa, diretora de Políticas e Programas de Inclusão Social do Ministério da Ciência e da Tecnologia e Roberto Rocha, representante do Movimento dos Catadores.

O material conta ainda os casos inspiradores de Hamilton, Júlia Carvalho, fundadora da ONG Fast Food da Política, e Cláudia Vidigal, idealizadora do Insituto Fazendo História e empreendedora social das redes Folha e Ashoka, parceira na realização do 'Diálogos'.

“Diálogos Transformadores - Tecnologias Sociais: Soluções que Mudam Realidades ” tem patrocínio da Fundação Banco do Brasil

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.