Descrição de chapéu
Marcus Nakagawa

Sustentabilidade no dia a dia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marcus Nakagawa

Professor e coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental, autor premiado com o Jabuti 2019, palestrante e idealizador da Abraps e do Dias Mais Sustentáveis.

Todos estão postando "cuide da Amazônia", "precisamos cuidar do meio ambiente", "a Amazônia é tudo". E, mesmo assim, não conseguimos diminuir o nosso impacto ambiental e social no dia a dia? Não adianta só postar ou debater! Temos que agir no nosso cotidiano.

Um dia estava numa fila de banco e vi um senhor abrindo uma bala. Ele disfarçadamente pegou o papel que envolvia o delicioso doce e largou diretamente no chão.

Aquilo me subiu os nervos e eu poderia ter feito um escândalo declamando todos os verbos e adjetivos não escritos nos decálogos escolares. Mas simplesmente me aproximei, peguei o papel de bala e afirmei olhando nos seus olhos: "O senhor deixou cair".

Ele, totalmente sem graça, com outras pessoas olhando, agradeceu e guardou o papel de bala no bolso. Custava ter feito isso, para depois jogar numa lixeira?

A todo momento reclamamos do lixo no nosso entorno, das crianças pedindo nas ruas, da corrupção, da falta de educação, da falta de oportunidades etc. Sempre esperando que um super-herói venha nos salvar, que uma personalidade pública e governamental consiga resolver todos os problemas do bairro ou, ainda, que seres mitológicos consigam nos encantar para nos unir para fazermos algo.

Pois é, infelizmente tenho que dizer que, para algumas coisas, para não dizer a maioria, a melhoria dependerá de cada um de nós.

Se coletivamente fizermos a nossa parte, cumprindo nossos deveres como cidadão, o ambiente em que vivemos e a sociedade em que convivemos podem ser bem melhores. Temos que desenvolver este sentimento coletivo e de sustentabilidade para evoluirmos como civilização.

Tem muita gente que reclama da corrupção, mas continua dando jeitinhos: furando filas, pagando "facilidades" para ser mais rápido, querendo ser VIP o tempo inteiro.

Coisas simples podem ser feitas no nosso dia a dia para a busca da sustentabilidade, as quais descrevi meu livro "101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo". Listo a seguir algumas delas:

Gentileza gera gentileza

Como a própria frase mostra, se fizer uma gentileza para outra pessoa, como ceder o banco no ônibus ou deixar alguém passar na sua frente numa fila, logo a sua vez também chegará.

Pratique os 5Rs

Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar. Repense os seus hábitos e atitudes; reduza a geração de descarte; reaproveite o que você já tem em casa; recicle o máximo que conseguir e recuse tudo aquilo que faz mal para o meio ambiente e para as pessoas.

Seja voluntário

Busque uma causa que você goste, como cuidar de crianças em situação de risco social, animais ou idosos, fazer festas beneficentes, ajudar sua comunidade. Faça algo com propósito.

Doe sangue

Uma coisa básica. Se você pode doar, aproveite, pois talvez um dia você precise.

Tenha a sua garrafa

Ande com uma garrafa de água para não ter que toda hora comprar mais uma garrafa plástica ou utilizar um copo descartável.

Plante

Escolha uma árvore ou uma planta que mais se adeque à sua região, à sua casa ou ao seu terreno e tenha contato direto com a natureza, entendendo a sua dinâmica.

Essas são algumas das maneiras de colocar a sustentabilidade no dia a dia. Se não sabe por onde começar, não pense, apenas faça.

Todo começo é um bom começo. Então, basta dar o primeiro passo para iniciar o seu aprofundamento neste sentimento de cidadania e sustentabilidade e, assim, elevar o nosso processo civilizatório deste lindo planeta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.