Imaflora lança guia que ensina organizações sociais a influenciar políticas públicas

Voltado a organizações, movimentos e ativistas, documento traz passo a passo de advocacy

São Paulo

Para fomentar o protagonismo da sociedade civil junto ao poder público, o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) lança neste domingo (15) o "Guia para a construção de estratégias de advocacy: como influenciar políticas públicas".

O guia ficará disponível para download no site da instituição com acesso livre a todos os interessados. Seu lançamento será marcado por um webinar na segunda-feira (16), às 14h, no qual poderão ser tiradas eventuais dúvidas sobre as estratégias.

O material, que tem autoria de Renato Pellegrini Morgado e Andréa Cristina Oliveira Gozetto, especialistas em políticas públicas e relações governamentais, fornece uma série de orientações para que organizações, coalizões da sociedade civil, movimentos sociais e ativistas possam construir estratégias de advocacy, a fim de influenciar de modo efetivo na construção e implementação de políticas públicas em suas áreas.

Seguindo a visão de que uma política pública pode ser de responsabilidade tanto de órgãos do Estado, quanto de órgãos multilaterais, empresas, organizações e redes da sociedade civil, o guia traz orientações, dicas e ferramentas gerais que podem ser utilizadas para influenciar políticas públicas sob a responsabilidade de diferentes atores, incluindo empresas. 

O guia traz explicações sobre os conceitos de advocacy, lobby, ativismo e políticas públicas, além de listar dez passos para a construção de estratégias, com ferramentas e métodos de apoio para a implantação. 

O material foi produzido com base na experiência do Imaflora e em documentos de diversas instituições, como organizações do sistema ONU, universidades e ONGs, e pode ser utilizado para o planejamento da estratégia de advocacy de uma área ou tema de atuação da organização. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.