MAM apresenta documentário sobre trabalho de arte-educação feito em comunidades

Evento com exibição de 'Espetáculo da Terra' celebra 10 anos do projeto de arte-educação de Denise Milan

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O cineasta americano James Choi estará no Brasil nesta quinta-feira (5) para lançar seu novo documentário, Engage Earth (Espetáculo da Terra), baseado no trabalho de arte-educação desenvolvido pela artista plástica Denise Milan com crianças e adolescentes nas periferias de São Paulo.

O curta, que vai participar de diversos festivais internacionais, será exibido no Museu de Arte Moderna de São Paulo em um evento especial que celebra os 10 anos do projeto Espetáculo da Terra, criado pela artista e desenvolvido nas comunidades paulistanas.

Além da estreia do documentário de Choi, haverá também o lançamento do CD Vidas Preciosas de Heliópolis, com a participação das crianças envolvidas no projeto, junto com o grupo de Hip-Hop Avante - O Coletivo, a partir do libreto da Ópera das Pedras de Denise Milan.

Projeto gratuito de arte-educação já impactou mais de 15 mil crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de famílias em situação socioeconômica vulnerável
Projeto gratuito de arte-educação já impactou mais de 15 mil crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de famílias em situação socioeconômica vulnerável - Syssa Feudor/Divulgação

O trabalho de uma década já impactou mais de 15 mil crianças, sobretudo na comunidade de Heliópolis, e envolveu uma equipe multidisciplinar para a formação de professores e o acompanhamento das atividades.

Ao longo desse tempo, o projeto contou com a participação e o apoio de várias organizações, como o SESC, artistas como Badi Assad, Marina de La Riva e Júnior Almeida, além do belíssimo trabalho da UNAS na realização do projeto na comunidade e nos CCAs (Centro de Crianças e Adolescentes) de Heliópolis.

Para a artista Denise Milan, o evento é o coroamento de uma experiência que vem inspirando crianças e adolescentes a se reconectarem com o planeta e valorizarem suas vidas.

A celebração dos 10 anos do projeto Espetáculo da Terra, realização da Denise Milan Produções Artísticas e do Museu de Arte Moderna de São Paulo, conta com a parceria de Avante – O Coletivo e UNAS – União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região e o apoio de Banco Fator –por meio do projeto Fator Talento–, Galeria Lume, Quantix e Sesc São Paulo.
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.