Samsung lança voluntariado online para orientar jovens sobre o mercado de trabalho

'Conectados pelo Futuro' será realizado em parceria com o Atados e as ONGs Liga Solidária, Casa José Coltro, Obra do Berço, Instituto Ser+ e Afesu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Samsung lança nesta segunda-feira (15) a primeira edição digital de sua iniciativa de voluntariado “Conectados pelo Futuro”, criado com o apoio da ONG Atados.

O projeto é um jogo online que tem como objetivo proporcionar que funcionários da empresa, por meio do voluntariado corporativo, atuem como mentores e criem conteúdos educativos para estimular as competências de jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho.

Nesta primeira fase, o “Conectados pelo Futuro” vai envolver 50 voluntários da Samsung, 75 jovens e cinco ONGs: Liga Solidária, Casa José Coltro, Obra do Berço, Instituto Ser+ e Afesu.

A plataforma permite que voluntários e jovens estabeleçam uma conexão e formem equipes, que seguirão cinco etapas com missões temáticas.

Primeiro, os voluntários elaboram um desafio em formato digital, para que os jovens de sua equipe possam assimilar o conteúdo proposto e responder ao desafio, tudo isso mediado pela tecnologia. Por fim, os grupos se reúnem em videoconferência para concluir a etapa com aprendizados e planos de próximos passos.

O jogo é colaborativo, com atividades compartilhadas e integradas. E as missões que serão distribuídas para cada equipe passam por temas como projeto de vida, criatividade e inovação, visão empreendedora, tecnologia e comunicação.

Cada entrega e participação das equipes passará por uma banca avaliadora formada por membros do comitê do Voluntariado Samsung, integrantes da plataforma de voluntariado Atados e convidados.

A equipe com melhor desempenho será reconhecida com um tablet para cada jovem, além de uma TV e um notebook para a ONG parceira.

Além do projeto “Conectados pelo Futuro”, a Samsung mantém ativas outras iniciativas de Cidadania Corporativa. Uma delas é o Prêmio Respostas para o Amanhã, organizado desde 2014 pela empresa no Brasil e que já atingiu mais de 161 mil estudantes e quase 15 mil professores da rede pública.

As inscrições para a sétima edição estão abertas até 10 de agosto pelo site.

O Code IoT, plataforma de capacitação em Internet das Coisas da Samsung, teve a agenda de cursos antecipadas para contemplar o período de distanciamento social e bateu recordes de inscrições.

Já são mais de 158 mil inscrições registradas.Outro programa que incentiva o protagonismo de estudantes no desenvolvimento de tecnologias para a educação é a Maratona Unicef Samsung.

Entre os finalistas estão apps que discutem e promovem acessibilidade e a importância de causas sensíveis, como prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), gestão pública e economia solidária.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.