Benfeitoria lança primeira premiação voltada ao financiamento coletivo no Brasil

Público poderá eleger campanhas mais emblemáticas da plataforma até 12 de maio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Benfeitoria lança a primeira premiação voltada ao financiamento coletivo no Brasil. As campanhas consideradas mais emblemáticas pela plataforma vão à votação popular até 12 de maio em premio.benfeitoria.com.

O 1º Prêmio Benfeitoria de Financiamento Coletivo celebra a primeira década do crowdfunding no país e quer estimular o espírito colaborativo do brasileiro nas próximas décadas. Só em 2020, ano que mais exigiu da mobilização em rede durante a pandemia, 3.050 projetos ganharam vida.

"É emocionante ver, dez anos depois, esse modelo ganhando força", diz Tatiana Leite, cofundadora da plataforma. "Demoramos um tempo para realizar o primeiro e, desde então, o impacto e aprendizados são pura potência."

mulher de blusa azul sorri para a foto. atrás há uma parede de tijolos.
Tatiana Leite, confundadora da Benfeitoria - Divulgação / Arquivo pessoal

Serão dez categorias, das quais nove dão visibilidade a causas urgentes, divididas em Ambiental, Ativismo, Combate à Covid, Cultura, Empreendedorismo, Publicações, Social e Tecnologia, além da categoria Indicação Popular, aberta para que o público escolha uma entre as mais de 8.000 campanhas viabilizadas nos dez anos da plataforma.

A categoria Fomento valorizará instituições comprometidas com o bem coletivo e que lançaram editais de matchfunding, modelo em que empresas multiplicam cada real doado para campanhas selecionadas, fomentando o movimento colaborativo no Brasil.

"Apesar de dez anos de financiamento coletivo no Brasil, pouca gente conhece como ele está mudando a maneira de viabilizar projetos no país", diz Murilo Farah, cofundador da Benfeitoria.

Os vencedores serão anunciados em 19 de maio em cerimônia virtual no canal da Benfeitoria e receberão troféu criado pelo artista Pedro Girardello, além de uma surpresa da plataforma.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.