A Benfeitoria lança a primeira premiação voltada ao financiamento coletivo no Brasil. As campanhas consideradas mais emblemáticas pela plataforma vão à votação popular até 12 de maio em premio.benfeitoria.com.
O 1º Prêmio Benfeitoria de Financiamento Coletivo celebra a primeira década do crowdfunding no país e quer estimular o espírito colaborativo do brasileiro nas próximas décadas. Só em 2020, ano que mais exigiu da mobilização em rede durante a pandemia, 3.050 projetos ganharam vida.
"É emocionante ver, dez anos depois, esse modelo ganhando força", diz Tatiana Leite, cofundadora da plataforma. "Demoramos um tempo para realizar o primeiro e, desde então, o impacto e aprendizados são pura potência."
Serão dez categorias, das quais nove dão visibilidade a causas urgentes, divididas em Ambiental, Ativismo, Combate à Covid, Cultura, Empreendedorismo, Publicações, Social e Tecnologia, além da categoria Indicação Popular, aberta para que o público escolha uma entre as mais de 8.000 campanhas viabilizadas nos dez anos da plataforma.
A categoria Fomento valorizará instituições comprometidas com o bem coletivo e que lançaram editais de matchfunding, modelo em que empresas multiplicam cada real doado para campanhas selecionadas, fomentando o movimento colaborativo no Brasil.
"Apesar de dez anos de financiamento coletivo no Brasil, pouca gente conhece como ele está mudando a maneira de viabilizar projetos no país", diz Murilo Farah, cofundador da Benfeitoria.
Os vencedores serão anunciados em 19 de maio em cerimônia virtual no canal da Benfeitoria e receberão troféu criado pelo artista Pedro Girardello, além de uma surpresa da plataforma.
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