Brasil terá fórum inédito em maior evento global sobre negócios sociais

Para Muhammad Yunus, prêmio Nobel da Paz, ações socioambientais do Brasil impactam o planeta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Anualmente organizado para discutir e semear ideias inovadoras sobre negócios sociais, o Social Business Day contará pela primeira vez com fórum dedicado ao Brasil.

Em sua 11ª edição, de 28 de junho a 2 de julho, o evento da Yunus Centre celebra o aniversário de seu criador, o economista e prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus, e traz uma série de sessões virtuais sobre o setor de impacto.

homem de cabelos grisalhos e óculos acena para plateia
Muhammad Yunus, fundador do Grameen Bank e prêmio Nobel da Paz em 2006 - Sabine Brauer / Goran Nitschke / Free Press Image

No dia 29, às 14h, a Yunus Brasil traz ao público painéis sobre investimentos em negócios sociais e transformações corporativas e seus impactos socioambientais.

"Este é um grande reconhecimento da contribuição do Brasil na promoção dos negócios sociais em âmbito global”, diz Muhammad Yunus, fundador do Grameen Bank e vencedor do Nobel da Paz em 2006.

Para o professor, as ações do Brasil impactam o mundo inteiro e os negócios sociais são uma ferramenta potente para abordar a maioria das questões socioambientais no país.

“A Yunus Brasil, por meio de seu fundo de investimento dedicado ao empreendedorismo social, impactou mais de um milhão de pessoas, ajudou no plantio de dois milhões de árvores nativas e gerou mais de 1.500 empregos”, afirma.

A sessão brasileira conta com painéis sobre investimentos de impacto, transformação social corporativa, cases e os efeitos da pandemia para o setor.

“Yunus empurra a agenda dos negócios sociais para além do microcrédito”, diz Luciano Gurgel, diretor de investimentos da Yunus Brasil, sobre a abordagem pela qual o Nobel da Paz ficou conhecido no início do século.

“O evento reúne empreendedores, investidores, acadêmicos e artistas que entendem importância dos negócios para resolver problemas sociais”, diz. “É um evento de celebração, mas também de criação.”

Com o tema “No going back” [Não retroceder], o evento global busca diálogos intersetoriais para a construção de um mundo pós-pandemia.

O enunciado faz referência a um artigo publicado por Muhammad Yunus no jornal italiano La Repubblica em abril de 2020, quando o país europeu enfrentava a crise sanitária da Covid-19 aos olhos do mundo.

“No artigo, Yunus diz que a humanidade estava caminhando para uma crise profunda em três frentes: clima, concentração de renda e desemprego em massa”, explica Gurgel. “A pandemia oferece uma chance de repensar o caminho.”

“Espero que o fórum brasileiro nos ajude a envolver cada vez mais pessoas na mudança do mundo por meio dos negócios sociais”, afirma Muhammad Yunus.

Os painéis exclusivos terão transmissão ao vivo pelos canais da Yunus Brasil no Facebook, YouTube e Instagram.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.