Escola de negócios reafirma compromisso com educação para redução de desigualdades

FDC concede bolsas a jovens vulneráveis, empreendedores populares e gestores de organizações sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Fundação Dom Cabral celebra em outubro um ano da criação de braço social que amplia o acesso à educação. A escola de negócios reuniu iniciativas que geram autonomia, dignidade e prosperidade para jovens em situação de vulnerabilidade, empreendedores populares e organizações sociais.

Criado em outubro de 2020, o FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim incorporou a Fundação José Fernandes de Araújo, que ofertava bolsas de graduação para jovens em instituições renomadas. No primeiro semestre de 2021, foram concedidas 82 bolsas e 66 renovações.

“Não há crescimento econômico sustentável sem respaldo de ações sociais que possibilitem que as desigualdades sejam reduzidas", diz Nádia Rampi, diretora estatutária e líder do FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim.

"Para o país crescer, temos que ampliar o acesso à educação, contribuindo para que a nossa comunidade toda possa prosperar. E a FDC aposta que economia, negócios e a educação são pilares para este caminho de prosperidade”, completa.

Para apoiar empreendedores populares, a FDC em 2020 criou a plataforma Pra>Frente, que disponibiliza vídeos que misturam entretenimento e conteúdo aplicável. Mais de 600 pessoas participaram dos nove meses de projeto-piloto em sete estados do Brasil.

Gestores de organizações sociais podem participar do Programa de Desenvolvimento de Gestão para Organizações Sociais. Em 2018, o curso capacitou 576 gestores e impactou 680 mil pessoas.

Fundo de bolsas educacionais

Para ampliar o trabalho, a FDC lançou um fundo de bolsas destinadas a pessoas de baixa renda, engajadas em ações de impacto e transformação social e com potencial para desenvolver papel de liderança.

Investidores individuais, grandes empresas, instituições, alunos e ex-alunos podem contribuir de várias maneiras com o fortalecimento da educação no país. Relatórios semestrais mostram os impactos da iniciativa, com transparência em relação aos recursos arrecadados, número de bolsas de estudos concedidas e os estudantes beneficiados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.