Programa fortalece organizações sociais que atuam com inclusão produtiva

Projeto do Sebrae-SP em parceria com Idis propõe caminhos para geração de trabalho e renda no interior paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mais de oitenta organizações sociais paulistas que atuam com inclusão produtiva vêm recebendo apoio para fortalecer sua atuação junto a populações vulneráveis. O projeto, iniciado em 2020, contou com a participação de entidades de 44 municípios, incluindo Bauru, Vale do Ribeira, Pontal do Paranapanema e Alta Paulista.

O programa Redes para Inclusão Produtiva, fruto da parceria entre Sebrae e Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), oferece encontros para troca de experiências e formação em temas como gestão de equipes, comunicação e captação de recursos.

pessoas na roça
Programa Redes para Inclusão Produtiva é fruto da parceria entre Sebrae e Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis) - Divulgação / Sebrae-SP

Tais organizações sociais, embora diferentes em relação à forma de atuação e ao público beneficiado –catadores, artesãos, pequenos agricultores, jovens, egressos do sistema prisional, entre outros– compartilham o mesmo objetivo: fomento ao empreendedorismo como alternativa para geração de renda.

Uma das beneficiadas é a Associação Pró Menor de Primavera, do município de Rosana, na região do Pontal do Paranapanema. A partir das informações acessadas na rede, a associação redigiu proposta de inclusão produtiva para qualificar e inserir cem jovens e adultos no mercado de trabalho.

A proposta foi encaminhada ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e aprovada.

Já o Instituto Feliz Cidade, de Pariquera-Açu, na região do Vale do Ribeira, que se dedica ao atendimento e à doação de alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social, obteve junto ao Sebrae-SP a oportunidade de participar de cursos para a reestruturação e capacitação de sua equipe, além da elaboração de projeto de capacitação profissional e inserção de seus beneficiários no mercado de trabalho.

"Trabalhar com públicos em situação de vulnerabilidade é, atualmente, um foco estratégico do Sebrae-SP em prol de uma sociedade mais igualitária em termos de recursos e oportunidades, pois não há crescimento econômico sem que ele seja inclusivo", diz Wilson Poit, diretor-superintendente do Sebrae-SP.

"As organizações participantes abraçaram a metodologia de rede e se mobilizaram entre si para manter aprendizado e trocas perenes a partir do programa", diz Renato Rebelo, diretor de projetos do Idis.

"Com as consequências negativas da pandemia na economia e na renda dos brasileiros, contribuir para esta causa é urgente e tem impacto direto na vida de milhares de pessoas", completa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.