Rede solidria
Empresria cria a 1 plataforma gratuita de comrcio justo na internet brasileira para dar acesso a excludos digitais
Olhando para o passado, a jovem Karina Rehavia, 31, percebe que todas as experincias que viveu no "mundo off-line" se conectam para trilhar hoje o rumo do mundo virtual.
Nascida em uma famlia de imigrantes israelenses, poloneses e russos, herdou o esprito livre e independente da me, que desbravou desde cedo territrios no conhecidos. O senso de liberdade foi aguado na adolescncia, quando ganhou o rtulo de "rebelde sem causa" reflexo da indignao contra tudo o que lhe estava sendo imposto da tradio judaica.
A veia empreendedora pulsou de todos os lados: do av materno, que fugiu da guerra para abrir a primeira loja de brinquedos de Belo Horizonte, ao pai, dono de uma venda de cabos e itens eletrnicos na Santa Ifignia, bem no miolo paulistano, cidade onde cresceu.
Aos 15 anos, comea sua prpria travessia mundo afora, decisiva para a formao do que chama de "personalidade sem fronteiras". Estudou ingls em um intercmbio nos EUA, a primeira experincia marcante que lhe ajudou a trazer para onde est hoje.
Trs anos mais tarde, voltou terra de Gates e Jobs para cursar a faculdade de jornalismo, poca em que tomou contato com as expresses "comrcio justo" e "economia solidria". Desinteressada do jornalismo, ao se formar, seguiu para Xangai, para dar aulas de ingls. "Achei que era uma sada honrosa porque no sabia o que fazer."
Aps oito anos no exterior, contudo, com US$ 500 no bolso e estimulada pelo desejo latente de empreender, retornou ao Brasil e comeou a pesquisar o mercado web, j pujante nos EUA. Nas idas e vindas atuando como produtora, conheceu o atual scio e marido, o jornalista Roberto Andrade, com quem teve uma "sinergia imediata de ideias e viso de mundo". " o ying e o yang perfeitos", metaforiza, sobre o fato de ele ser estratgico, e ela, toda operao.
A partir desse encontro, o "clique" se deu, e tudo comeou a fazer sentido. "A intuio me dizia que estava fazendo o certo, mas minha vida era um quebra-cabea em que as partes pareciam soltas. Com o Roberto, me envolvi mais intensamente nas pesquisas e percebi o porqu de tudo isso. Eu me encontrei."
Em 2009, surgiu a Ninui, a primeira plataforma de comrcio justo totalmente gratuita na internet, que "no foi criada, praticamente teve vida prpria", a partir da observao do que a internet possibilita a quem quer empreender.
Coerente com o ideal de liberdade da internet e o seu prprio, no faz curadoria dos produtos nem seleo dos usurios, que jamais tm seus perfis de acesso invadidos, e agora parte para abrir seus cdigos-fontes para que possam desenhar aplicativos na plataforma.
Seu foco de atuao tem inspirao clara no artesanato da me e na paixo antiga por brechs. Agora, a menina que brincava de vender cristais na casa da av abriu a Casa Ninui Paraty, cidade onde decidiu se instalar fora do mundo on-line. " a minha lojinha ou, como brincam meus amigos, ' lo-dinha'."
Olhando para o futuro, a energtica e pragmtica empreendedora social planeja com brilho nos olhos sua chegada frica. E sabe que sua empresa ainda no est pronta. Ou melhor, nunca estar: "Tudo que a gente faz beta, a Ninui vai ser beta para sempre, um estgio em que se procuram constantemente formas de melhoria, de mudana".
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Mdia inclusiva
Conhea mais sobre a Ninui Informao na Internet e Comrcio de Artesanato
Pioneira por ser a primeira plataforma de comrcio justo eletrnico gratuita no Brasil, a Ninui tambm inova quando permite que uma grande fatia da economia informal tenha acesso mais revolucionria ferramenta tecnolgica do sculo 21 a internet.
No se trata apenas de incluso digital mas tambm social. Quando um pequeno produtor ou empreendedor tem acesso a uma vitrine de graa na grande rede, tambm ganha a oportunidade de gerar ou aumentar sua renda. E quando isso levado em conta, o valor agregado do servio maior, pois considera a distribuio de renda.
Outro fator relevante da plataforma Ninui o comrcio justo. Sua prtica elimina o atravessador ou intermedirio, que muitas vezes paga pouco ao arteso e vende por muito ao consumidor final.
A Ninui surgiu no ano passado por fora de um capital de R$ 1.000 e um emprstimo bancrio de R$ 80 mil. Na prtica, nasceu endividada, mas logo ganhou notoriedade ao ser uma das empresas contempladas no Programa Prime, da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), e tambm ao vencer o Prmio Soluo Rio Info 2009. A partir da, atraiu vrios parceiros, o que resultou num montante de receitas de aproximadamente R$ 304 mil para este ano. A organizao recebeu subveno da Faperj em dois editais para desenvolver os projetos "Quilombolas, Indgenas, Caiaras e Caipiras On-line" e "Aquaponia: Produo de Pescados Consorciada Produo de Verduras e Legumes", ambos no Rio de Janeiro. Tambm recebeu apoio do Banco do Brasil para desenvolver estratgias conjuntas visando a criao de oportunidades de internacionalizao de negcios para pequenos e microempreendedores brasileiros.
A empresa foi convidada pelo Instituto Gnesis, da PUC-RJ, a firmar convnio para capacitao e orientao de e-commerce e desenvolvimento de projetos de incluso digital e comercial de produtores, consumidores e parceiros comerciais.
Um dos focos da empreendedora social, contudo, se manter com recursos de marketing social privado, oriundos de empresas dispostas a investir em responsabilidade social, o que no ocorreu at agora. No est claro se permanecer com essa viso de sustentabilidade ou se virar uma Oscip (os scios reconhecem essa possibilidade) para ter maior financiamento pblico.
Sua loja fsica, a Casa Ninui Paraty, aberta em janeiro deste ano, gerou R$ 71 mil em vendas (24% do oramento) e j atingiu seu ponto de equilbrio (no gera lucro, mas se paga integralmente, segundo a empreendedora social).
Por fim, o casal de scios que comanda a empresa se complementa em termos de habilidades de gesto (estratgica e operacional), apresenta excelente qualificao e experincia diversificada, o que beneficia a continuidade da Ninui no longo prazo.
Principais parceiros: Altex, Banco do Brasil, Boo Box, Buscap, Conselho Municipal de Maputo (Moambique), Faperj, Finep, Instituto Gnesis (PUC-RJ), UOL, Videolog.
Considerando todos os projetos, a Ninui beneficia atualmente 1.636 pessoas no pas:
- com a plataforma de comrcio eletrnico e a Casa Ninui Paraty, so 1.544;
- com o projeto "Quilombolas, Indgenas, Caiaras e Caipiras On-line" (no litoral sul do Rio de Janeiro), so 80;
- no "Aquaponia Paraty/RJ", so 12.
O impacto social da plataforma em termos qualitativos ainda pequeno a organizao do prmio no identificou nenhum arteso que tenha obtido venda expressiva pelo site. Em parte, isso se deve fase precoce e ao pioneirismo do trabalho.
importante ressaltar que a organizao produz e analisa semanalmente seu banco de dados apenas para agregar valor ao produto, produzir estratgias de marketing social e trabalhar newsletters para a sua rede. Por questo tica e de princpios, no comercializa banco de dados e no divulga qualquer informao que viole a privacidade do internauta.
A Ninui tem sua sede em So Paulo, onde fica o responsvel pela tecnologia/rede, mas, na prtica, toda gesto estratgica realizada em Paraty, no escritrio adjacente Casa Ninui e no trabalho em "home office" dos scios.
A plataforma est presente em todas as regies do pas. Atualmente, somam 379 municpios atendidos. E chegou a Moambique, na frica.
A Ninui deu incio ao manual de melhores prticas para o comrcio eletrnico, o que ser um importante instrumento para multiplicar e replicar seu programa.
A Ninui uma empresa social que foi planejada para atuar no mercado brasileiro com a misso de criar, desenvolver e gerir projetos vinculados internet e aos conceitos de desenvolvimento sustentvel, comrcio justo, fomento ao empreendedorismo social e promoo de aes de incluso digital e comercial, sempre visando trabalho e renda para pequenos empreendedores. Para isso, desenvolveu um mtodo pioneiro no pas para incluir e envolver pessoas no intuito de trabalhar em rede. No ambiente virtual criado pela Ninui, o usurio no precisa ter conhecimento tcnico para construir sua loja. A plataforma disponibiliza:
- ferramentas livres de marketing e divulgao;
- gateways para pagamentos e recebimentos;
- integrao para sites, blogs e redes sociais.
A filosofia de trabalho da organizao est sempre calcada na viso do marketing social e na liberdade para usar cdigos-fontes. Para a Ninui, exclusividade uma palavra que no existe. Por pensar convictamente assim, construiu um ambiente beta (ou em desenvolvimento) para um mercado que est em constante mudana. A palavra "beta", inclusive, faz parte de seu logotipo.
A Ninui trabalha sempre para um usurio e no para um consumidor. Acredita que a internet uma ferramenta de negcios e que no mundo virtual as pessoas so iguais. Com pensamentos assim, considerados de vanguarda, a organizao arrisca um novo futuro para o associativismo. Para a Ninui, grandes cooperativas, num futuro prximo, sero gestadas em um mundo virtual. Por imaginar a realidade assim, desenvolveu um caminho para sua sustentabilidade, com:
- capacitao digital para o mercado eletrnico;
- criao e desenvolvimento de projetos de e-commerce de qualquer natureza, desde que agregue o marketing social.
Com ousadia e inovao, a Ninui virou um laboratrio de experincias que servem como matriz para ser implantada em qualquer lugar do pas ou do mundo. Para ela, no importa o produto, o que vale o contexto onde a pessoa est e a condio em que ela vive. Mercado de nichos o foco. Tanto faz se artesanato ou peixe, o que a organizao mais busca desenvolvimento local, mas sempre unindo as palavras tecnologia e social.
- Plataforma de comrcio eletrnico: o carro chefe da organizao ou ambiente virtual que disponibiliza, gratuitamente, mais de 7.000 produtos de 1.544 artesos ou pequenos empreendedores. Contm servio de busca automtica pra quem quer comprar ou comparar preos. Tambm conta com um blog para veicular o que novidade no mercado.
- Aquaponia: ainda em desenvolvimento, ser a produo de pescados consorciada produo de verduras e legumes, em Paraty (RJ). Ir destinar-se a fomentar tecnologias localmente voltadas para a produo sustentvel e equilibrada de alimentos saudveis, contribuindo diretamente no redimensionamento do desenvolvimento da regio.
- Casa Ninui Paraty: loja fsica aberta estrategicamente em Paraty, importante centro turstico do pas, para abrigar produtos de 150 artesos (equivalente a 10% de toda rede Ninui) do Brasil e que oferece oportunidade garantida de trabalho e renda aos associados. Nesse espao, diferentemente da loja virtual, a organizao coloca em mdia 50% a mais no preo sugerido para venda, para cobrir os custos do local e dos servios prestados. Criada em janeiro deste ano como loja-conceito, tambm funciona como um laboratrio de treinamento, capacitao e vendas para toda a rede de artesos integrados organizao.
- Projeto Maputo: ncleo de trabalho, em Moambique (frica), que visa promover a integrao digital e comercial entre os pases de lngua portuguesa.
- Mulheres do Salgueiro: servio de capacitao de 50 mulheres da comunidade do Salgueiro, no Rio de Janeiro, para abertura de lojas on-line.
- Quilombolas, Indgenas, Caiaras e Caipiras Online: servio de capacitao de comunidades do Litoral Sul Fluminense para a venda de produtos artesanais por meio do comrcio eletrnico.
- Projeto Costa Verde: programa de integrao com o Banco do Brasil que levou alternativas de desenvolvimento sustentvel e as melhores prticas do comrcio justo para as comunidades carentes da Costa Verde (no litoral fluminense).
DEPOIMENTOS
"Logo depois que me formei em 2001 em odontologia, fui trabalhar na rea, atendendo pessoas no servio pblico. Depois abri meu consultrio particular, onde fiquei por trs anos. Nesse meio tempo, perdi minha me e me vi cada vez mais atarefada com meus trs filhos, na poca muito pequenos com diferena de apenas um ano e meio de idade de um para o outro.Foi quando decidi que eles eram minha prioridade e larguei o consultrio. Mas no poderia ficar simplesmente parada em casa. Eu sabia costurar desde os 18 aprendi com minha me, ento pensei: 'Por que no fazer artesanato?'. Hoje vendo bolsa, ncessaires, porta-maquiagem, porta-lingerie e outros produtos de pano. Eu fao tudo, corto, costumo, fotografo, divulgo no meu site. Confecciono um a um, sem repetio, no fao nada em srie.
Eu j vendia meus produtos pela internet quando montaram o portal da Ninui e a prpria Karina me convidou por e-mail, dizendo que gostaria que eu participasse da rede. Ela me passou uma imagem de segurana, de trabalho srio de incentivo ao arteso, ento aceitei.
Aps um ano, registrei minha marca, a Borbolets, no INPI. Agora em 2010, o incio das vendas na loja fsica da Ninui foi essencial para decidir me formalizar como MEI (microempreendedora individual). J tenho meu CNPJ e posso pensar em um plano de expanso e atender a pedidos de empresas grandes, desde que no perca o carter criativo, artesanal do meu trabalho.
Nunca tinha tido oportunidade de vender numa loja fsica antes da Ninui. Ter um produto venda assim um jeito de mostrar que estou formalizada, sem tirar o charme do artesanal. O melhor que tenho 'feedback', a prpria Karina me orienta, me diz o que vende mais na regio. Tudo sempre foi muito profissional.
O posicionamento da empresa na internet passa confiana, por isso entrei para a rede, pois tenho uma imagem a zelar. Tenho contrato assinado de consignao, os DOCs so feitos na data combinada, nunca atrasaram. E o curioso que nunca vi a Karina pessoalmente, tudo on-line.
um passo de cada vez. Meu maior sonho j est sendo realizado, que poder ver meus filhos crescerem, em casa, e ao mesmo tempo ter o meu negcio. Agora batalhar e ver a Borbolets crescer, abrir uma loja fsica, com a marca estampada, dar emprego a mais pessoas. Ao realizar meu sonho, vejo que tambm estou realizando o da minha me."
Danny Barros, 40, artes e proprietria da Borbolets, em Campos dos Goytacazes (RJ)