Gritos de paz
De olho nos diferenciais do rgbi, administrador insere o esporte da bola oval em escolas pblicas
- Ei, o que voc faz?
- Eu tenho uma ONG. Uma ONG de rgbi.
- Rgbi. Mas um esporte to violento.
- De jeito nenhum...
O dilogo iniciado em 2008, durante frum para prefeitos, entre o administrador Eduardo Pacheco e Chaves e a professora da FGV Patrcia Tavares marcou um divisor de guas na vida da ONG Hurra!, criada h trs anos por quatro amigos ligados ao rgbi.
No, no foi fcil para Eduardo, ento com olho roxo e trs arranhes herdados de um jogo na vspera, convencer a recm-conhecida e futura esposa de que a paixo da sua vida era "o" esporte da incluso. Mas ele conseguiu! Tanto que Patrcia fez curso da modalidade e hoje a coordenadora pedaggica da ONG.
Atrair pessoas para a Hurra! natural em Eduardo, 41, porque, mesmo tendo chegado ao rgbi de forma inusitada, convidado por amigos franceses, e de ter aceitado jog-lo para mostrar famlia que era capaz de fazer algo diferente e ousado, ele tem em mente que o esporte pode oferecer mais do que s o jogo.
"Sempre aprendi, em casa e com o meu av paterno, que ajudou a formar o que hoje o PMDB, que preciso fazer algo para ajudar o Brasil."
Isso ficou mais claro aps ter sido baleado duas vezes por dois jovens na sada de um caixa eletrnico. "Acertaram-me no brao e na barriga. Tive medo. Mas o preparo fsico do rgbi me ajudou. E eu ainda sentia que tinha algo a fazer na vida."
Esse episdio afetou a carreira de atleta (o tempo para se curar o deixou defasado) e deu contornos face do empreendedor. "No foi to fcil, s sabia que tinha que evitar que outros meninos chegassem quela situao."
Assim, deixou de lado o talento que tinha com vendas, especializou-se -fez MBA em empreendedorismo social na FIA- e garimpou por outras ONGs.
"Queria fazer algo, mas no sabia como. S tinha o rgbi e os amigos que fiz nele. Ento, fundei com eles a Hurra! e levamos um ano e meio para construir o mtodo educativo, hoje repassado a professores da rede pblica, os quais acompanhamos de perto."
A metodologia comeou em trs CEUs de So Paulo. Fez tanto sucesso que bastaram seis meses para que chegasse a 17 unidades -o plano alcanar os 45 CEUs. Isso significa que 350 crianas jogam o esporte da bola oval, de jeito ldico -o Rgbi TAG, em que no h contato corporal, evidente at no trato com Eduardo. "Quem Eduardo? No sei. Ah, aquele o Gargamel!" o que mais se ouve.
Sim, o apelido recebido aos 17 anos ainda identifica Eduardo. E o jeito como as crianas o cumprimentam tambm, em toques alegres de dedos e mos. "A Hurra! delas. Alm de passar valores, como a tica, gosto de ser amigo delas, pois rgbi no exclui, constri amizades."
Ele se orgulha do que o esporte capaz. Como numa manh na periferia paulista, em duas quadras, com nmero igual de crianas, em que chamam a ateno meninas onde se jogava rgbi e os palavres onde era praticado o futebol. "No rgbi, se voc ou a torcida ofende algum, o time punido. E joga gordinho, menina, magrinho", diz Eduardo.
Enquanto a Hurra! cresce, ele tenta se conter e disseminar um trunfo. "Tenho que me policiar, seno ligam de todo canto e j vou dizendo que fao tudo pelo rgbi e pelas crianas. Nunca liguei para dinheiro, e o que mais quero trabalhar nosso Terceiro Tempo, uma terapia em grupo do rgbi, onde rbitros, times e torcidas confraternizam juntos aps o jogo. Na periferia, podemos usar isso para abordar a realidade das crianas. Mas estamos engatinhando, pois requer cuidado."
Por outro lado, Eduardo, que se diz mais focado aps o nascimento da filha, j vislumbra parcerias at na frica. "Afinal, se o rgbi permite que se faa amigos pra sempre, por que fronteiras?"
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A Hurra! desenvolve um mtodo inovador de ensino do rgbi com foco na replicao via professores de educao fsica. Tem atuao casada em duas frentes, tanto na replicao do rgbi quanto no desenvolvimento de uma tecnologia pedaggica de esporte educacional, com aplicao dos princpios do jogo na prpria vida.
A Hurra! criou um modelo de capacitao que possibilita multiplicar a modalidade, desconhecida no pas. O investimento na cadeia produtiva do esporte tem como principal norteador a Olimpada-2016, no Rio, e faz parte de um projeto de longo prazo em conjunto com a Federao Paulista de Rugby para sua disseminao em prol da descoberta de atletas potenciais, muitos dos quais fisicamente limitados para a prtica de futebol (peso em excesso) ou vlei e basquete (pouca altura).
Sua popularizao reforar a atratividade da ONG por parte de crianas e jovens, bem como de patrocinadores, gerando um ciclo de crescimento sustentvel.
Todo esse movimento tem como direcionador a segunda frente, o esporte educacional, que inova ao reforar o papel pedaggico da educao fsica.
A Hurra! no busca implantar o rgbi pela experincia de especialistas do esporte comum na disseminao de novas modalidades. Utiliza seu conhecimento para formar professores de educao fsica como transformadores sociais, com o mtodo da IRB (International Rugby Board), principal entidade desse esporte.
A equipe est focada em incentivar a busca pelo desenvolvimento por parte de cada multiplicador.
Dentre os diferenciais que lhe conferem qualidade a sua atuao constam:
- acompanhamento corpo a corpo de todo o processo, por meio de coaching;
- parceria com a Prefeitura de So Paulo para atuar nos CEUs (Centro Educacional Unificado) em bairros da periferia;
- desenvolvimento de tecnologias esportivas pedaggicas inditas (softwares), a serem introduzidas nos equipamentos pblicos para obter gesto, planejamento e controle mais eficientes das atividades realizadas e, consequentemente, desempenho superior na educao pblica.
Vale ressaltar que a ONG cria um paralelo entre o esporte e a vida por meio de uma metodologia em desenvolvimento que torna possvel abordar assuntos delicados, os quais dificilmente seriam abordados de forma explcita em sala de aula ou em pblico.
Como exemplos dessas habilidades ou valores podem-se citar a tolerncia ao erro, a resilincia que se constri coletivamente, as reaes diante da vitria bem como da derrota, a disciplina e o respeito s regras do jogo, ao diferente e ao adversrio.
A Hurra! demonstra crescimento bastante acelerado em sua atuao e na captao de recursos. A ONG fechou 2009 com receita de apenas R$ 4.245, valor que subiu em 2010 para R$ 100 mil, por meio de uma doao nica, e pode fechar 2011 com oramento de R$ 830 mil.
Esse montante equivale, sobretudo, a R$ 615 mil de projetos de lei de incentivo (Lei dos Esportes), no captados at a visita da organizao do prmio.
O restante das receitas provm do convnio com a Prefeitura de So Paulo para o trabalho nos CEUs (R$ 120 mil), o trabalho para a Federao Paulista de Rugby de prestao de servio na organizao de campeonatos e gesto de atletas (R$ 80 mil) e a implantao do projeto Rugby Tag para a CBRu (Confederao Brasileira de Rugby) na realizao de eventos (R$ 15 mil).
Principais parceiros: CBRu (Confederao Brasileira de Rgbi), Federao Paulista de Rgbi, Mauricio Rolim Amaro (pessoa fsica) e Prefeitura Municipal de So Paulo.
O projeto Rgbi nos CEUs beneficia diretamente 350 crianas e 34 professores em 17 unidades do Centro Educacional Unificado em So Paulo.
J o projeto Cultura Inglesa, de disseminao do "rugby tag" em escolas conveniadas com a patrocinadora, reuniu neste ano 70 crianas e 15 professores de oito instituies: Anglo Leonardo da Vinci (Osasco), Assuno (Jardins), Cristo Rei (Vila Mariana), Dom Bosco (Mandaqui), Mario Schenberg (Cotia/Granja Viana), Mary Ward (Tatuap), Nossa Senhora das Graas (Itaim) e Santa Catarina (Mooca).
Por meio de consultoria esportiva Federao Paulista de Rgbi atingiu 3.000 atletas e 48 times. Por fim, ao trmino de cada semestre, realiza eventos de confraternizao com os alunos e suas famlias. Um deles, em parceria com a Polcia Militar, para aproximao da corporao com a comunidade, reuniu 350 pessoas.
A quantidade de alunos que jogam o rgbi nos CEUs j equivale a 10% do nmero total de praticantes de rgbi no Brasil (3.000) -e tende a crescer rapidamente.
A primeira etapa do projeto consiste em tornar a modalidade conhecida para os alunos da rede.
O trabalho foi iniciado em setembro de 2010 em trs CEUs da zona sul de So Paulo e com 60 crianas. A iniciativa chamou a ateno da Secretaria de Educao Municipal, que fez um convite para a ONG implant-lo em todas as unidades da cidade.
Na primeira fase, o projeto teve a adeso de 17 unidades da zona sul e leste, pelos seguintes CEUs:
- Alto Alegre;
- Alvarenga;
- Azul da Cor do Mar;
- Caminho do Mar;
- Campo Limpo;
- Incio Monteiro;
- Jaguar;
- Lajeado;
- Navegantes;
- Parelheiros;
- Parque Bristol;
- Parque Veredas;
- So Mateus;
- So Rafael;
- Sapopemba;
- Trs Lagos;
- Trs Pontes.
A proposta expandir nos prximos dois anos para todas as 45 unidades dos CEUs e, se possvel, atender parte das 530 escolas da rede municipal. O projeto prev ainda expanso para a rede estadual, a fim de atingir uma faixa etria maior, e a criao de ncleos esportivos fora das escolas -aes que devem ampliar sobremaneira o nmero de participantes.
Por meio do projeto Cultura Inglesa, a Hurra! atuou tambm em escolas de outros municpios, como Osasco (Grande So Paulo). Agora se prepara para levar a metodologia de "rugby tag" a So Bernardo do Campo, por meio da Fundao Criana, em parceria com o clube Templrios.
A organizao ainda no sistematizou seus mtodos para replicao imediata. Por meio da ferramenta Scrum (registro de atividades e gerao de relatrios, com espaos para observaes dos multiplicadores, supervisores e coordenadores), est desenvolvendo uma forma de compartilhamento de informaes e acompanhamento a distncia.
De acordo com os diretores, levam-se dois meses para formar o professor em seu papel de multiplicador. Para aprender o esporte, o mnimo de tempo de aprendizado de um ano. Por isso faz-se necessrio o acompanhamento contnuo de supervisores durante as aulas, para repasse de tcnicas esportivas e pedaggicas adequadas.
A prtica esportiva vista como importante para desenvolver crianas e jovens, tanto na dimenso fsica quanto na psicolgica. A ONG trabalha para que o rgbi seja utilizado para desenvolver habilidades cognitivas importantes para a aprendizagem formal, como o pensamento crtico.
As escolas, contudo, tendem a ter a prtica da educao fsica no associada ao programa pedaggico das outras disciplinas, perdendo um importante espao (ldico e coletivo) para desenvolver essas habilidades, bem como valores importantes para a prtica da cidadania.
A introduo do rgbi nessas instituies leva consigo as caractersticas nicas desse esporte, muitas vezes erroneamente confundido com o bem mais violento futebol americano -no rgbi, a maior parte do jogadores nem sequer veste roupas especiais de proteo. Pelo contato fsico que as regras exigem, valorizam-se a segurana (prpria e do outro) e o esprito coletivo de "fair play".
O mtodo da Hurra! baseado nas regras da IRB, a Fifa do rgbi, e inclui o coaching para viabilizar o aprendizado e proporcionar ambiente seguro para a criana aprender. Muitas vezes nessas instituies, o professor s fala com aluno para corrigir; no rgbi, deve elogiar frequentemente o bom passe, incentivando as boas aes. Eles estimulam os alunos o tempo todo por meio de perguntas.
A liderana usada pelo exemplo, em uma relao de prmios e punies segundo as regras do esporte. Por exemplo, o atleta tido como "fominha" no futebol ganharia falta no rgbi; a conduta da torcida tambm pode prejudicar o resultado da equipe nessa modalidade.
A ONG adota o "rugby tag", uma adaptao feita ao jogo de tradicional, ideal para iniciao ao jogo e em pisos duros (sem gramado). O tag no envolve contato fsico, sendo que a interceptao do atleta substituda pelo arrancar de uma fita que cada jogador tem de cada lado da cintura e que so presas por velcro a um cinto prprio.
Assim, todo o jogo se desenrola com o objetivo de ultrapassar a linha de fundo adversria, podendo apenas passar a bola para o lado ou para trs (tal como num jogo de rgbi). Quando a defesa consegue arrancar uma fita do portador da bola, ele j no pode mais correr, sendo obrigado a deixar a bola para um colega da outra equipe.
As atividades da Hurra! esto organizadas em trs eixos:
Formao
- capacitao e certificao internacional ao profissional de educao fsica envolvido no projeto de acordo com as demandas olmpicas e a metodologia da IRB (International Rugby Board);
- formao esportiva dos beneficirios para a prtica do rgbi;
- desenvolvimento das habilidades cognitivas e cvicas dos beneficirios, durante a prtica esportiva e, futuramente, no Terceiro Tempo.
Desenvolvimento
- acompanhamento peridico do desenvolvimento do profissional nas atividades esportivas;
- avaliao do desenvolvimento dos jovens nas atividades esportivas.
Mobilizao
- promoo de torneios entre as turmas participantes, envolvendo atletas, pais e a comunidade, a fim de fortalecer os vnculos dos participantes;
- realizao de atividades de interferncia na comunidade local, em aes coletivas de interesse pblico, estimulando o protagonismo juvenil para a resoluo de problemas.
A atuao acontece da seguinte forma: as unidades que se voluntariaram a participar do projeto enviam para o curso de capacitao um ou mais professores de educao fsica.
Os professores -que sero os multiplicadores ou transformadores sociais- recebem o conhecimento bsico sobre a modalidade e suas regras para poderem ensinar o rgbi a seus alunos. feito com eles um planejamento para ensino da modalidade para um semestre, em um total de 24h de capacitao.
Formar multiplicadores a estratgia da ONG para ganhar escala em um curto perodo de tempo, j que o "momento olmpico" considerado a alavanca de oportunidades para a modalidade adotada no projeto.
Durante as aulas nas escolas, os professores so visitados ao menos uma vez por semana por um dos supervisores contratados diretamente pela Hurra! para a funo de apoiar na execuo do planejamento, bem como sanar dvidas. Para cada cinco CEUs, existe um supervisor; para cada trs supervisores, h um coordenador, que responde diretamente diretoria da ONG.
A capacitao foi desenhada para acontecer de forma continuada, com um prazo para gerar autonomia de atuao dos multiplicadores, liberando a equipe de apoio para atuar em outras regies.
O modelo de aproximao com outras entidades, clubes e times visa dar alternativas de continuidade prtica e atender aos anseios dos alunos de jogarem o esporte de alto rendimento, reforado pelo sonho olmpico.
Com o objetivo de servir de suporte didtico aos professores, como auxlio no planejamento do trabalho, bem como facilitar a gesto das atividades, o controle operacional e a gerao de indicadores, est sendo implementada atualmente uma ferramenta pela internet batizada de Scrum (nome de jogada comum no rgbi).
Com ela, os multiplicadores tero condies de planejar suas aulas e ter acesso a um banco de exerccios (com descries e vdeos), alm de poder inserir informaes sobre o andamento das atividades em suas unidades. Isso permite acompanhamento a distncia, alm da superviso presencial. Atualmente a implantao est na fase de insero dos vdeos.
A cada 45 dias, as unidades participantes do projeto encontram-se em local que tenha um campo oficial (de futebol ou rgbi) para a realizao de um festival esportivo e de convvio. Nessas ocasies, os alunos participam de jogos entre si e de clnicas da modalidade com atividades que no podem ser realizadas em quadras sem grama.
No caso dos CEUs, todas as unidades tm alunos misturados, meninos e meninas, para favorecer o convvio com o diferente e sair da zona de conforto, bem como participar dos jogos dentro do esprito do "fair play".
Consultorias
Ao mesclar a atuao no esporte educacional com a prestao de servios na cadeia produtiva do esporte, alm de promover a melhora tcnica do meio, abrem-se frentes de atuao para o esporte educacional. Todo o resultado obtido com os servios prestados revertido para o trabalho social.
Atuar nas duas esferas faz parte de uma estratgia em busca da autonomia financeira e interdependncia entre os projetos. Gera-se um benefcio mtuo, a partir do momento em que o esporte torna-se mais conhecido.
DEPOIMENTOS
"Voc olha para mim e v que no tenho porte fsico para competir com outros meninos. Sempre fui motivo de chacota. No futebol, era o ltimo a ser escolhido e, quando isso acontecia, tinha que agarrar no gol. Eu era meio que humilhado, sabe.Por isso ficava bravo, meio desobediente, na escola e em casa. No sou de briga, mas me irritava com meus irmos e na rua, por qualquer coisa.
Quando soube que teria rgbi no CEU Navegantes (zona sul de So Paulo), decidi fazer. Era novidade, ningum conhecia, ento achei que, se fosse um dos primeiros, poderia praticar o esporte sem ser excludo.
E vivi minhas maiores emoes aqui: fui jogar torneio, ganhei medalha e fiz gol (try, no rgbi), vrios at, porque no tem essa de eu ficar s no gol, na defesa. No tem o individualismo do futebol.
Alm de ser atividade fsica, o rgbi mudou minha vida, porque, no incio, eu vim sem tnis. Moro atrs do CEU, pertinho. Mas no tinha tnis para treinar. Em respeito regra do esporte, vim avisar que ficaria fora at conseguir tnis.
Depois de imaginar que iria embora triste, sem jogar ou por ver o treino de fora, todos, da Hurra! e da turma, se dispuseram a jogar rgbi descalos naquele dia e at quando eu arrumasse calado. Foi incrvel.
Por isso me sinto numa famlia, respeitado. At recebo elogios. E eu levo esse respeito para fora, porque at treino com meus irmos menores, a Steffany [10 anos] e o Gabriel [8 anos] -so cinco ao todo-, com quem eu s brigava.
Foi aqui que ganhei algo pela primeira vez na vida _uma bola de rgbi_ e fiz muitos amigos, at de outros CEUs.
Nunca tive sonhos, mas hoje quero ser jogador de rgbi ou engenheiro. No sei quem so os caras da seleo, mas s de conhecer o Chubby (Leandro Gevaerd, instrutor da Hurra!), o Mili (Maurcio Migliano, diretor tcnico) e o Gargamel (Eduardo Pacheco, presidente da Hurra!) j vale.
Foi Chubby quem convenceu meus pais de que o rgbi saudvel. Minha me tinha medo, mas est adorando. Hoje, em vez de brigar, ensino rgbi em casa. Daqui a pouco vou trazer meus irmos para o CEU.
Estou mais calmo. At ganhei massa muscular, no para comprar briga, mas para seguir calmo.
Hoje mesmo, tomei tijolada na cabea em briga de rua da qual no fazia parte. Antes, eu correria para pegar outro tijolo e esperar o melhor jeito de pegar quem me acertou.
Agora no ligo, s me preocupo em treinar. Pois, do jeito que mudou minha vida, pode mudar meu futuro."
GUSTAVO BRITO DOS SANTOS, 12, praticante de rgbi pela Hurra! no CEU Navegantes