Descrição de chapéu The New York Times Beleza

Fazer clareamento dental em casa funciona? Veja dicas de especialistas

Produtos devem ter baixa concentração de substâncias químicas e abrasivos, além de certificação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hannah Seo
The New York Times

Das pastas de dentes aos géis, tiras, moldes bucais e enxaguantes, há uma variedade estonteante de produtos que prometem clarear, embranquecer e dar brilho aos dentes. E com tantas opções nas prateleiras das farmácias pode ser desafiador encontrar o método certo para você.

Mas os produtos de clareamento dental para serem usados em casa são tão eficazes quanto afirmam? E são seguros? Pedimos a alguns especialistas para nos contar.

Menina coloca na boca uma plaquinha usada no tratamento de clareamento dental
Quais técnicas de clareamento dental funcionam? - Unsplash

Como funciona o clareamento dental?

Os produtos de clareamento dental vendidos sem receita funcionam de duas maneiras, segundo os especialistas com quem conversamos. Eles raspam as manchas usando força física ou branqueiam essas manchas com os mesmos produtos químicos usados para procedimentos de clareamento em consultório.

Abrasão física. Os produtos que têm algum tipo de granulação –sejam cremes dentais branqueadores, cremes dentais comuns ou apenas bicarbonato de sódio– agirão como abrasivos e removerão fisicamente as manchas que ocorrem na superfície dos dentes, disse Dorota Kopycka-Kedzierawski, dentista do Centro Médico da Universidade de Rochester.

Muitos cremes dentais comuns contêm um pouco de textura por esse motivo, e escovar em si é um ato de raspar fisicamente as manchas e detritos.

Clareamento químico. A maioria das tiras de clareamento, moldes bucais com gel e enxaguantes funcionam colocando os dentes em contato com agentes químicos de branqueamento, como peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio.

Uma grande diferença entre esses produtos e as versões de consultório, disse Timothy Bromage, professor de patologia molecular da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York, especializado em biologia óssea e dentária, é que as concentrações de substâncias químicas em produtos vendidos sem receita são muito menores.

Quais produtos funcionam?

A abrasão física e os produtos químicos de branqueamento são eficazes no clareamento dos dentes, disse Laura Tam, reitora de odontologia da Universidade de Toronto.

Quando a pasta de dente é anunciada como "branqueadora dos dentes", geralmente significa que tem uma qualidade mais abrasiva do que a pasta de dente comum, disse ela, mas mesmo as pastas de dente comuns que não têm nenhuma alegação de "branqueamento" em suas embalagens funcionarão.

Os produtos químicos de branqueamento também podem reduzir manchas externas, sejam de café, chá, vinho tinto ou cigarros. Eles também podem ser eficazes na redução de manchas que ocorrem na camada interna ou dentina dos dentes, que podem se desenvolver após uma força contundente ou lesões traumáticas, ou em crianças após tomar certos antibióticos, disse Kopycka-Kedzierawski.

Alimentos e bebidas pigmentadas também podem penetrar no esmalte e manchar o interior dos dentes. Algumas pessoas com esmalte naturalmente muito poroso são especialmente propensas a esse tipo de coloração.

A única desvantagem dos produtos de branqueamento químico caseiro é que, como as concentrações de substâncias químicas são muito mais baixas, eles levarão mais tempo para funcionar do que os métodos de consultório, disse Tam. E nem todos verão os efeitos do clareamento nas manchas internas dos dentes.

O esmalte de cada pessoa absorve os agentes clareadores de maneira diferente, disse ela, então a eficácia pode variar. E algumas pessoas têm dentes naturalmente mais escuros do que outras, por razões genéticas.

Os kits de clareamento de luz LED são outro produto popular. Eles envolvem a aplicação de um gel clareador nos dentes por meio de um molde, ou pedem para que o paciente morda um molde cheio de gel e use a luz brilhante para realizar o procedimento.

Em teoria, eles funcionam porque a luz LED pode ativar os produtos químicos de branqueamento e fazê-los funcionar mais rápido, disse Tam. Infelizmente, acrescentou ela, "o conjunto de evidências não sugere que você possa ativar o agente clareador usando qualquer coisa como luz ou calor".

Como esses produtos envolvem a aplicação de produtos químicos clareadores nos dentes, você ainda pode ver resultados de clareamento, mas o processo que envolve o LED provavelmente não traz avanços significativos.

Os produtos são seguros?

Os produtos abrasivos para clarear os dentes geralmente são seguros, disse Tam, mas esfregar os dentes com partículas muito duras ou escovar com material abrasivo por mais tempo ou com mais frequência do que o recomendado pode desgastar o esmalte.

Isso é contraproducente em relação aos esforços feitoa para atingir o clareamento, disse Bromage, já que o esmalte é o que faz seus dentes parecerem brancos. A dentina, o material que compõe a parte interna do dente, tem uma cor marrom-amarelada. Se você desgastar demais o esmalte branco, a cor da dentina começará a aparecer.

Em geral, disse Tam, os tratamentos para serem usados em casa de branqueamento químico são seguros e eficazes quando usados conforme anunciado [ou seja, produtos certificados]. Mas é melhor optar por aqueles que tenham concentrações mais baixas de substâncias químicas e tempos de exposição mais curtos, disse ela.

O uso incorreto de tratamentos à base de produtos químicos, deixando-os por muito tempo ou aplicando as substâncias a ponto de atingir as gengivas, pode causar ferimentos, além de danificar os dentes.

Nesse sentido, disse Bromage, os produtos de clareamento vendidos sem receita não devem doer, especialmente na primeira aplicação. A dor é um sinal de que você está exagerando ou que há algo que requer a atenção do seu dentista acontecendo.

Qualquer coisa que afirme ser "extra forte" provavelmente deve ser evitada, disse Tam.

Conclusão

O clareamento dos dentes nunca é uma solução permanente, disse Tam. Os resultados em casa podem durar de algumas semanas a alguns meses, enquanto os procedimentos em consultório podem durar um ano ou mais. E como os dentes escurecem naturalmente com a idade, disse Tam, você verá regressão, não importa qual tratamento escolha.

Também é importante ter em mente que nenhum desses procedimentos de clareamento funcionará em obturações, coroas ou outros equipamentos dentários, disse Kopycka-Kedzierawski. O procedimento vai clarear os dentes naturais, o que pode criar irregularidades se as obturações forem mais escuras. Nesses casos, seu dentista pode recolorir essas incompatibilidades pintando-as com tons correspondentes.

No final, disse Kopycka-Kedzierawski, os dentes de cada pessoa são diferentes. A cor natural dos seus, a porosidade do esmalte e a sensibilidade podem fazer você reagir de forma diferente aos tratamentos de clareamento. Na dúvida, consulte seu dentista.

Tradução Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.