Descrição de chapéu The New York Times Beleza

Maquiagem não atrapalha o filtro solar, mas é preciso aplicar corretamente

Usar uma quantidade suficiente de produto e reaplicá-lo quando necessário são algumas das orientações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Caira Blackwell
The New York Times

Eu uso maquiagem no rosto inteiro sobre uma camada de protetor solar todos os dias. Isso diminui minha proteção contra os raios UV?

A chave para reduzir o risco de câncer de pele, manchas solares e rugas causadas pelo sol é incluir protetor solar em sua rotina diária –e reaplicá-lo– corretamente.

Felizmente, quando se trata de usar maquiagem e protetor solar juntos, há boas notícias, disse Nikhil Dhingra, dermatologista da Spring Street Dermatology em Nova York: não importa quanta base, corretivo, blush ou iluminador você aplique durante sua rotina de maquiagem, você ainda estará protegida do sol, desde que siga alguns passos simples.

Uma mancha de base para o rosto sobre uma mancha de protetor solar
O protetor solar deve ser o último passo da sua rotina de cuidados com a pele, mas deve ser aplicado antes de qualquer maquiagem - Aileen Son/The New York Times

Aplique os produtos na ordem certa

Uma maneira importante de garantir que você esteja realmente protegida dos raios UV prejudiciais é aplicar o filtro solar como último passo da rotina matinal de cuidados com a pele, mas antes de começar a aplicar maquiagem.

Os protetores solares químicos contêm filtros que penetram na pele e absorvem a luz ultravioleta, enquanto os filtros solares físicos (ou minerais) ficam em cima da pele e dispersam essa luz. Devido a esses processos, o filtro solar é mais eficaz quando aplicado diretamente na pele limpa.

Depois de lavar o rosto pela manhã e aplicar qualquer produto de cuidado da pele, como tônicos, soros, hidratantes ou óleos, aplique o protetor. Os dermatologistas recomendam o uso de um fator de proteção mínimo de 30.

Use protetor solar suficiente

Estudos descobriram que as pessoas geralmente não usam uma quantidade suficiente de protetor solar para ter uma proteção adequada. A maioria aplica apenas um quarto da quantidade necessária para todo o corpo, disse Amanda Doyle, dermatologista da Clínica de Dermatologia Russak, em Nova York.

Você precisa de cerca de 2 mgs de protetor solar por centímetro quadrado de pele para atingir o FPS anunciado, de acordo com a Fundação do Câncer de Pele.

Como todo mundo é diferente, isso pode significar mais ou menos protetor solar, dependendo do tamanho do seu rosto. Para facilitar a aplicação, a esteticista Tiara Willis, de Nova York, recomenda a regra dos dois dedos: revestir o comprimento do dedo médio e do indicador com protetor solar para medir uma quantidade suficiente do produto para o rosto e o pescoço.

Deixe-o secar

Antes de aplicar qualquer maquiagem em cima do protetor solar, espere pelo menos dois minutos para que ele penetre na pele. Evite tocar seu rosto durante esse período. Kiran Mian, dermatologista da Hudson Dermatology & Laser Surgery em Nova York, disse que aplicar maquiagem cedo demais pode diluir o protetor solar ou interagir com os ingredientes, tornando-os ineficazes.

Pense em passar protetor solar como pintar um quarto: aplique-o em uma camada uniforme e grossa, depois dê tempo suficiente para que seque antes de tocá-lo ou decorá-lo.

Mian sugeriu fazer algo como pentear as sobrancelhas depois de aplicar protetor solar para se manter ocupada nesse ínterim. Se a sua base de protetor solar estiver devidamente seca e absorvida, os ingredientes da maquiagem não deverão afetar negativamente o FPS.

Não confie na base com FPS

Muitas bases, bálsamos de beleza e cremes para correção de cor contêm protetor solar, o que pode parecer uma maneira conveniente de proteger a pele sem comprometer sua rotina de maquiagem.

No entanto, a maquiagem com FPS não é suficiente como única opção de protetor solar, porque você precisaria usar muito –mais do que a maioria das pessoas normalmente usa para a aparência cotidiana– para proteger efetivamente a pele.

Claro que não faz mal usar maquiagem com FPS adicional, porque, quando se trata de protetor solar, mais é mais.

Um estudo publicado em 2021 chegou a concluir que a maquiagem em camadas sobre o protetor solar aumenta a proteção solar total. Isso ocorre porque toda maquiagem, mesmo produtos que não possuem FPS embutido, contém filtros semelhantes aos encontrados em protetores solares físicos, que podem fornecer proteção adicional se a camada de base do filtro solar não for suficiente.

Reaplique o filtro regularmente

O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas, ou após nadar ou suar. Mesmo estar sentada perto de uma janela enquanto trabalha requer reaplicação, porque o vidro não bloqueia significativamente os raios UVA ou UVB. Normalmente, a reaplicação é tão simples quanto passar outra camada de protetor solar, mas pode ser mais complicado quando você está usando maquiagem.

A notícia um tanto decepcionante: não há estudos suficientes para provar o quão eficaz é a reaplicação do FPS em cima da maquiagem. E há razões para pensar que não é o ideal, porque sabemos que o protetor solar é mais eficaz quando aplicado o mais próximo possível da pele e porque é desafiador aplicar protetor solar suficiente sobre a maquiagem.

Os protetores solares em pó, por exemplo, são uma opção interessante para reaplicação devido à sua portabilidade e utilidade como ferramenta de retoque rápido, mas, na realidade, disse Cula Svidzinski, diretora médica do Centro da Pele de Cor no Centro Médico Mount Sinai, você precisa aplicar cerca de uma colher de chá de protetor solar em pó no rosto para atingir o FPS anunciado.

Os sprays de fixação de FPS e os protetores solares em spray em geral são interessantes pela facilidade de aplicação, mas a verdade é que ainda precisam ser esfregados na pele para fornecer uma cobertura adequada do sol, o que nega a suposta conveniência.

Além disso, lembre-se de que o FPS não é cumulativo. "Se o seu protetor solar tem FPS 30 e você aplica um hidratante FPS 15, você não tem proteção FPS 45", disse Mian.

Então o que você deve fazer? Especialistas dizem para usar qualquer método que a incentive a reaplicar o protetor solar, desde que você entenda que provavelmente não receberá o FPS completo anunciado.

Se você reaplicar com um protetor solar em pó, mergulhar o rosto em um spray de FPS ou esguichar loção protetora solar nas costas da mão e aplicar sobre a maquiagem, mesmo um pequeno aumento de FPS é melhor que nada, disseram os especialistas.

Tradução Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.