Como escolher o filtro solar adequado para proteger o rosto do sol

Especialistas indicam reaplicar o produto a cada duas horas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rachel Felder
The New York Times

Com o verão se aproximando rapidamente, é hora de reabastecer o estoque de filtro solar. E, como sempre, há muitos produtos novos no mercado. Ao analisar as opções, certamente surgirão dúvidas: o produto deve ser aplicado por cima ou por baixo do hidratante? O filtro solar mineral é mais eficaz? (E por que geralmente é opaco?) Por que alguns produtos deixam uma camada branca na pele? Como evitar isso?

Aqui, as respostas para essas e outras dúvidas.

FPS (fator de proteção solar) 30 é suficiente para proteger o rosto - Adobe Stock

Qual fator de proteção solar (FPS) devo usar?

"Recomendamos o uso do FPS 30, com reaplicação a cada duas horas", disse Silvia Mancebo, dermatologista da Faculdade de Medicina Weill Cornell e do Hospital New York-Presbyterian, em Nova York. Segundo a médica, bastam 28 gramas de filtro solar para cobrir o corpo todo, o que implica levar o produto com você, se for passar várias horas ao ar livre.

Vários produtos em tamanho portátil são muito práticos para esse fim. Se você se queima com facilidade, faz sentido usar um filtro solar com FPS mais alto. Mas é provável que nem mesmo um FPS extremamente alto proporcione a proteção contra os danos causados pelo sol tanto quanto você imagina.

De acordo com Carla Burns, diretora sênior de ciência cosmética do Environmental Working Group, organização sem fins lucrativos de pesquisa e ativismo, a proteção adicional efetivamente oferecida por um FPS alto geralmente é mínima.

O FPS 30 protege contra aproximadamente 97% dos raios UVB, que causam as queimaduras solares, enquanto o FPS 50 oferece em torno de 98% de proteção, de acordo com a Sociedade Americana Contra o Câncer.

"É comum que as pessoas acreditem que um FPS 100 oferece o dobro de proteção de um FPS 50, mas a diferença efetiva é insignificante", ressaltou Burns.

Uma questão importante é a proteção oferecida por um FPS mais alto contra os raios UVA, que podem causar rugas, flacidez e câncer de pele.

No outono setentrional passado, o Environmental Working Group divulgou um estudo com 51 filtros solares comprados em lojas de varejo, como a rede de farmácias americana CVS e as lojas de departamento Target. Os produtos, que foram testados em laboratório e não em pessoas, ofereciam aproximadamente um quarto da proteção contra os raios UVA especificada por seu FPS.

Os filtros solares minerais são melhores?

Os filtros solares minerais, com ingredientes como o óxido de zinco, são eficazes e suaves, embora lembrem o nariz lambuzado de branco dos salva-vidas. Há várias décadas, o óxido de zinco costumava ser difícil de aplicar, mas as fórmulas dos filtros solares evoluíram muito.

"Há vários produtos à base de óxido de zinco no mercado que não deixam resíduos nem aquela cor branca", disse Burns.

Os produtos aerossol têm a mesma eficácia?

Os protetores solares em aerossol são populares, mas é difícil garantir que toda a pele seja coberta. (Um método confiável é borrifar o produto nas mãos e depois aplicá-lo.) Ainda assim, são atraentes, principalmente para os pais. Segundo Shonda Lundy, criadora e fundadora da Black Girl Sunscreen, "as crianças nem sempre ficam quietas, e isso facilita a aplicação".

Sua empresa recentemente lançou o BGS Kids Spray & Play, com FPS 50, que seca rapidamente depois da aplicação. Ela contou que o produto foi criado para atender a uma demanda dos consumidores. Há também a versão para adultos, Make It Glow, com FPS 30.

E os óleos corporais com FPS?

Os óleos de proteção solar oferecem uma sensação elegante e deixam um brilho suave na pele. "Esses produtos oferecem boa hidratação e costumam ter um brilho lindo. Quem não quer isso nos braços e pernas?", disse Penny Coy, vice-presidente de merchandising da Ulta Beauty.

Uma nova opção que merece destaque é o Isle Body Oil FPS 30 da Cay Skin, recém-lançada linha de produtos solares fundada pela modelo Winnie Harlow. (Harlow tem vitiligo, doença que faz com que áreas da pele percam a pigmentação; sua linha de produtos promete ser adequada a todos os tons de pele e à pele sensível.) O óleo é agradavelmente leve e sua fórmula possui ingredientes hidratantes, como óleo de argan e de coco.

Preciso me preocupar se tenho pele escura?

Todo mundo deveria usar filtro solar diariamente. Os filtros solares tradicionais, tanto os químicos quanto os minerais, podem deixar uma película branca sobre a pele mais pigmentada, mas algumas fórmulas mais modernas foram desenvolvidas para não deixar rastro em nenhum tom de pele.

Preciso usar filtro solar se trabalho em um escritório, perto de uma janela?

"Mesmo através de uma janela você está exposto aos raios ultravioleta, por isso incentivo todos os meus pacientes que trabalham em casa a usar filtro solar", afirmou Jasmine Onyeka Obioha, dermatologista do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, acrescentando que é importante usar filtro solar em um dia nublado, porque continuamos expostos aos raios UV mesmo que o sol esteja encoberto.

Devo aplicar antes ou depois da base e do hidratante?

O ideal é que o filtro solar seja o último passo de sua rotina matinal, recomendou Mancebo, mas tudo bem aplicá-lo entre o hidratante e a base.

Qual o tipo ideal para pele sensível?

Alguns protetores solares podem causar reações, como dermatite, em uma pele sensível. Filtros solares minerais tendem a ser os mais seguros – são recomendados pela maioria dos dermatologistas.

"O melhor é obter um produto com menos ingredientes. Procure algo específico para pele sensível, depois analise a embalagem para verificar a ausência de fragrâncias e corantes", instruiu Mancebo.

Devo evitar algum ingrediente específico?

Muitos consumidores preferem um protetor solar sem ingredientes como metoxicinamato de octila e oxibenzona, que comprovadamente causam danos ambientais. Esses ingredientes foram banidos em Key West, na Flórida, e no Havaí, em decorrência de seus efeitos tóxicos sobre os ecossistemas marinhos. (Algumas pesquisas também os relacionaram a disfunções hormonais.)

Minha base já tem FPS. Posso deixar o protetor solar de lado?

Simplesmente, não.

"É comum achar que a base com FPS oferece a proteção adequada, mas, para que uma base ofereça o mesmo benefício de um filtro solar, seriam necessários uns quatro tubos do produto", pontuou Obioha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.