Veja o que especialistas dizem sobre prática de manter a boca fechada com fita adesiva ao dormir

Nova tendência no TikTok, hábito de dormir com a boca tapada pode melhorar respiração, mas não há estudos extensos sobre o tema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dani Blum
The New York Times

Num vídeo no TikTok, uma pessoa alega que o "taping bucal" lhe dá mais energia. Outras dizem que a prática dá mais definição ao maxilar, que melhora a pele, o estado de ânimo e a digestão, que reduz a letargia mental, as cáries, a periodontite e o mau hálito, e, finalmente, que fortalece o sistema imunológico.

Os supostos benefícios do "taping bucal", um truque simples que consiste em cobrir os lábios com fita micropore para conservá-los fechados enquanto você dorme, com a finalidade de incentivar a respiração nasal, vêm repercutindo tremendamente nas redes sociais.

Mas será que a ciência realmente confirma esses benefícios? E será que é seguro manter a boca fechada com fita adesiva quando estamos dormindo? Consultamos alguns especialistas para saber sua opinião.

Escova de dente apoiada em pasta de dente e rolo de fita
Em nova tendência do TikTok, usuários recomendam tapar a boca com fita para dormir em prol de melhorias na qualidade do sono - Derek Brahney/The New York Times

Quais são os benefícios de respirar pelo nariz?

Ann Kearney é fonoaudióloga na Universidade Stanford e estuda como o taping bucal pode ajudar pessoas que roncam. Segundo ela, respirar pelo nariz, à noite ou durante o dia, encerra benefícios importantes.

A respiração nasal é "uma forma mais eficiente e efetiva de respirar" do que inspirar e expirar pela boca, ela disse, porque umidifica e filtra o ar, além de ativar a parte inferior dos pulmões, possibilitando a respiração mais profunda e completa. Também pode ajudar o corpo a relaxar, ajudando a pessoa a pegar no sono.

A respiração nasal ajuda a filtrar alérgenos, patógenos e poeira, potencialmente ajudando a defender o organismo contra infecções e alergias, disse a dra. Marri Horvat, especialista em sono da Clínica Cleveland.

Quando você respira pelo nariz, os seios paranasais naturalmente produzem um gás chamado óxido nítrico. Quando o óxido nítrico passa dos seios paranasais para os pulmões e para o sangue, pode ajudar a baixar a pressão sanguínea, disse o pulmonologista e especialista em medicina do sono dr. Raj Dasgupta, da Keck School of Medicine da University of Southern Califórnia. O gás pode dilatar os vasos sanguíneos, potencialmente também melhorando o fluxo sanguíneo.

Dormir de boca aberta pode levar uma pessoa a acordar com a boca seca, disse Kearney. Isso contribui para a formação de cáries, mau hálito, voz rouca e lábios secos e rachados.

O taping bucal traz algum benefício comprovado?

Apesar de sua popularidade recente, o taping bucal ainda não foi estudado extensamente. Alguns pequenos ensaios examinaram se a prática pode aliviar o ronco em pessoas que já têm problemas de sono preexistentes, como apneia obstrutiva do sono –que ocorre quando parte ou toda a via aérea superior fica bloqueada quando uma pessoa dorme, levando a respiração a parar brevemente e recomeçar repetidas vezes ao longo da noite.

Em um estudo pequeno feito com pessoas com apneia obstrutiva do sono leve, pesquisadores descobriram que, entre 20 pacientes que dormiram com a boca fechada com fita adesiva, 13 roncaram menos com a fita do que sem ela. Em outro estudo, este envolvendo 30 pacientes com apneia obstrutiva do sono leve que tendiam a respirar pela boca quando dormiam, os pesquisadores descobriram que as pessoas roncavam menos forte, em média, quando dormiam com uma fita sobre a boca.

Mas os estudos existentes sobre o taping bucal são limitados, disse Kearney, e sabemos pouco sobre como a prática poderia beneficiar a maioria das pessoas.

O dr. Andrew Wellman, especialista em medicina do sono no Brigham and Women’s Hospital, em Boston, que já estudou o taping bucal, disse que a prática não cura condições como a apneia do sono, mas pode ajudar a melhorar o fluxo aéreo das pessoas e reduzir seu ronco, potencialmente ajudando quem dorme com elas a ter um sono mais profundo e restaurador.

Mas alguns dos outros benefícios aventados do taping bucal não são tão inequívocos. "Há zero evidências de que você ficará mais bonita ou que sua pele vai melhor" se você fizer taping bucal, disse o jornalista James Nestor, autor de "Breath: The New Science of a Lost Art".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.