Descrição de chapéu The New York Times Corpo

Musculação é eficiente para controle do peso e prevenção da obesidade, sugere estudo

Trabalho aponta que aqueles que fazem exercícios com peso regularmente têm de 20% a 30% menos chances de ficar obesos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gretchen Reynolds
The New York Times

Levantar pesos algumas vezes por semana pode nos ajudar a evitar a obesidade, segundo um estudo interessante sobre exercício de resistência e gordura corporal. O trabalho mostra que pessoas que praticam exercícios de fortalecimento muscular de qualquer tipo de modo regular são de 20% a 30% menos propensas a ficar obesas com o passar do tempo que as pessoas que não o fazem, independentemente de também fazerem ou não exercícios aeróbicos.

As descobertas indicam que a musculação pode ser mais importante para o controle do peso do que muitos imaginávamos e que um pouco de levantamento de peso hoje pode nos conservar mais leves no futuro.

Infelizmente, uma vez que tivermos adquiridos os quilos a mais, poucos de nós os perderemos no longo prazo. A maioria das pessoas que se livram de mais de 5% de seu peso corporal o recuperam em até cinco anos.

Musculação é exercício eficiente para prevenir a obesidade, sugere estudo - Al Bello/AFP

Logo, a maneira mais eficaz de combater a obesidade é a prevenção. E o exercício físico regular pode ajudar nesse ponto. Muitos estudos mostram que pessoas que caminham, correm, andam de bicicleta, nadam ou fazem outro tipo de exercício aeróbico tendem a ganhar menos peso com a idade que as pessoas sedentárias e correm risco menor de ficar obesas.

Mas até hoje muito menos era sabido sobre se o treino com pesos também influi sobre o ganho de peso corporal. Algumas pesquisas passadas indicam que o treino de resistência ajuda as pessoas a conservar massa muscular enquanto elas tentam perder peso. Mas não estava claro se também poderia limitar o ganho de peso de longo prazo e prevenir a obesidade.

Assim, para estudo, publicado no PLOS Medicine, pesquisadores da Iowa State University e de outras instituições decidiram examinar a relação entre treino com pesos e obesidade. Para começar, recorreram ao grande e útil banco de dados compilado para o Estudo Longitudinal do Centro de Aeróbica, um projeto célebre que acompanhou o status médico, de saúde e boa forma física de dezenas de milhares de pacientes que foram à Clínica Cooper, em Dallas, entre 1987 e 2005. Esses homens e mulheres tinham sido submetidos a exames extensos em visitas reiteradas à clínica ao longo de anos.

Agora os pesquisadores de Iowa examinaram as fichas de quase 12 mil dos participantes, a maioria deles na meia-idade. Quando ingressaram no estudo do Centro de Aeróbica, nenhum deles era obeso, com base em seu IMC. (O IMC, ou índice de massa corporal, estima a gordura corporal indiretamente, baseada no peso e altura da pessoa.)

Esses homens e mulheres tinham completado a gama de praxe de medições de saúde e aptidão física em suas visitas à clínica e preenchido um questionário sobre exercício que perguntava, entre outros pontos, sobre treino de força. Questionava se eles praticavam exercícios de musculação, e, se sim, com que frequência e por quantos minutos por semana.

Os pesquisadores começaram então a cotejar os dados, comparando o peso e outras medidas de cada pessoa entre uma consulta e a seguinte. Com base no IMC, 7% dos homens e mulheres ficaram obesos em cerca de seis anos após sua primeira ida à clínica.

Mas o IMC é uma aproximação pouco precisa da composição corporal e nem sempre constitui uma medida precisa da obesidade. Por isso os pesquisadores também checaram alterações na circunferência abdominal das pessoas e de sua porcentagem de gordura corporal para determinar se haviam ficado obesas. Pelo critério de uma circunferência de cintura superior a 100 cm para os homens e 90 cm para as mulheres, ou um índice de gordura corporal superior a 25% para os homens e 30% para as mulheres, até 19% dos participantes desenvolveram obesidade ao longo dos anos.

Mas a prática do levantamento de pesos alterou esses resultados, descobriram os pesquisadores, reduzindo fortemente o risco de alguém ficar obeso segundo qualquer critério. Homens e mulheres que relataram fazer exercícios de fortalecimento muscular algumas vezes por semana, em um total semanal de uma a duas horas, tiveram chances 20% menores de ficar obesos ao longo do tempo, com base em seu IMC, e 30% menos com base em sua circunferência de cintura ou porcentagem de gordura corporal.

Os benefícios se mantiveram quando os pesquisadores controlaram a idade, sexo, tabagismo, saúde geral e exercício aeróbico. As pessoas que faziam exercício aeróbico e também levantavam pesos tinham muito menos chances de ficar obesas. Mas o mesmo se aplicava às que praticavam quase exclusivamente musculação e faziam pouco ou nenhum exercício aeróbico.

Para Angelique Brellenthin, professora de cinesiologia na Iowa State e diretora do estudo, os resultados sugerem que é possível se beneficiar muito de mesmo apenas um pouco de musculação.

É claro que o estudo foi observacional e não comprova que o treino de resistência previne o ganho de peso, apenas que há uma ligação entre as duas coisas. O estudo tampouco levou em conta a dieta dos participantes, fatores genéticos ou hábitos de saúde, todos os quais podem afetar o risco de obesidade

O mais importante, talvez, é que ele não nos revela de que modo o fortalecimento muscular influencia o peso, se bem que seja provável que o treino de resistência forme e mantenha massa muscular, diz Brellenthin. O tecido muscular, que é metabolicamente ativo, queima calorias e eleva levemente a taxa metabólica. Um fato interessante é que o efeito desejável do aumento da massa muscular pode também ajudar a explicar por que menos praticantes de musculação evitaram a obesidade quando o critério usado para a medição foi o IMC. O IMC não diferencia massa muscular de gordura, destaca Brellenthin. Se você ganhar massa muscular com a prática de musculação, seu IMC pode aumentar.

Mesmo assim, a mensagem principal do estudo é que um pouco de musculação provavelmente ajuda com o controle do peso ao longo do tempo.

"Portanto, minha recomendação seria que você praticasse alguns exercícios de musculação antes ou depois de sua caminhada diária habitual", sugere Brellenthin. Ou entre para uma academia ou uma aula online.

Tradução de Clara Allain

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.