Descrição de chapéu Saúde responde

É normal sentir mais fome e vontade de comer no frio?

Para manter a temperatura do corpo, organismo pede mais comida

Xícara de chá ao lado de mantas dobradas
Xícara de chá e mantas - Denira/Fotolia
São Paulo

Em épocas frias, nada melhor do que ficar encolhido entre as cobertas comendo e assistindo séries ou filmes. E não precisa se assustar se tiver vontade de comer mais do que de costume. A sensação de que no frio sentimos mais fome pode ser explicada pela regulação do calor no nosso corpo.

Os períodos frios exigem que o corpo se utilize de alguns mecanismos para manter ou gerar mais calor, o que explica porque acabamos nos encolhendo conforme as temperaturas diminuem.

A comida é uma forma de gerarmos energia e conseguirmos manter a temperatura média ideal do nosso organismo —entre 36,1°C e 37,2°C—, que é controlada no hipotálamo, no cérebro. 

“Nosso organismo faz com que procuremos mais comida para manter a temperatura”, diz Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.

Além disso, é comum diminuirmos a quantidade de atividade física nesse período, o que também ajudaria a gerar calor para o corpo. 

Ter mais fome, contudo, não é regra, podendo variar de pessoa para pessoa e também ser influenciado pela quantidade de gordura presente no corpo, diz Juliana Vieira Meireles, nutricionista do Hospital Sírio-Libanês.

Com menos atividade física e possível maior consumo calórico, deve-se tomar mais cuidado com alimentação exagerada. 

No frio, também é comum que as pessoas consumam menos frutas e legumes, o que não é uma boa ideia. 

Os especialistas afirmam que o melhor é manter uma alimentação equilibrada.

Para consumo de frutas, por exemplo, pode-se adicionar canela e esquentar no micro-ondas, o que altera um pouco a cara do prato, diz Ribas Filho.

As sopas também são ótimas aliadas para esquentar e ajudar a consumir legumes. 

Meireles diz que é importante consultar especialistas para aliar a alimentação a objetivos —o frio é uma boa época para emagrecer. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.