Descrição de chapéu Coronavírus

Laboratório oferece teste de coronavírus de graça, em domicílio, para pessoas acima de 80

Até dez exames serão realizados todos os dias; é preciso ter indicação médica e ser morador da capital paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A partir desta terça-feira (17), todos os dias, até o final do mês de março, até dez pessoas com mais de 80 anos que tiverem indicação médica para a realização do exame que detecta a infecção pelo novo coronavírus vão poder realizar o procedimento, assim como receber o diagnóstico, em casa .

A iniciativa é do Labi Exames, laboratório de análises clínicas, que preconiza "ampliar o acesso de qualidade a diagnóstico" por valores que considera mais populares.

O objetivo de oferecer os exames a idosos acima de 80, público mais vulnerável à ação do coronavírus, de acordo com o laboratório, é evitar que parte dessas pessoas fiquem em filas de espera ou em salas de atendimento em hospitais, locais com maior chance de infecção.

Uma pessoa com jaleco branco e luvas roxas manipula um tubete com uma haste com ponta de algodão
Funcionário de laboratório manipula material para exame - Labi Exames/Divulgação

A empresa afirma também que pretende contribuir para um acesso democrático e ágil. Para conseguir fazer o exame, é preciso fazer um agendamento, a partir desta segunda-feira (16), pelo site da empresa.

Será necessário fazer um cadastro e enviar o pedido do médico para entrar na fila. Um atendente do Labi Exames, de acordo com a empresa, vai concluir o agendamento por telefone. O resultado deve ser entregue, após a coleta do material do paciente, em até quatro dias.

É possível programar a visita do agente de saúde de segunda a sextas-feira, das 7h às 13h, ou aos sábados, das 7h às 11h.

“Gostaríamos de fazer muito mais, mas precisamos atuar dentro da realidade de uma startup em crescimento. Deslocamos metade da nossa capacidade de atendimento domiciliar para essa força-tarefa e estamos reforçando nosso time de coletas para ampliar o atendimento em casa aos paulistas”, afirma o cofundador e presidente da empresa, Marcelo Noll Barboza.

De acordo com o laboratório, os testes vão ser realizados por ordem de agendamento. Em caso de resultado positivo, o médico responsável do laboratório entrará em contato com o paciente infectado, orientando-o a procurar o auxílio adequado e fornecendo informações sobre o protocolo de isolamento.

O exame de coronavírus oferecido pelo Labi Exame é o teste molecular por PCR (reação em cadeia da polimerase em tempo real), a verificação ocorre a partir da retirada de muco do nariz ou da garganta do paciente com uma haste flexível com ponta de algodão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.