Descrição de chapéu Coronavírus

Ministério da Saúde diz que país já realizou mais de 62 mil testes para Covid-19

Foram feitos 153.961 testes para investigação de síndrome respiratória aguda grave

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (8) que já foram realizados 62.985 testes para o novo coronavírus. Desse total, 13.717 (22%) deram positivo, com dados até terça (7).

Ao todo, a pasta afirma que foram feitos 153.961 testes para investigação de síndrome respiratória aguda grave, nos quais é possível identificar influenzas, vírus respiratórios e também a Covid-19.

Conforme a Folha mostrou na terça, o Ministério da Saúde informara que não havia levantamento sobre quantos testes já foram feitos no Brasil. A pasta apenas afirmou à reportagem que distribuiu 54 mil testes de biologia molecular (conhecidos como PCR), que levam mais tempo para ter um resultado mais preciso, e 500 mil testes rápidos, que dão resposta em até 20 minutos mas têm limitações.

A pasta informou que os testes para o novo coronavírus começaram a ser realizados a partir de 16 de fevereiro em laboratórios públicos e privados.

A Coreia do Sul virou exemplo no combate ao novo coronavírus. Na estratégia do país asiático de 51 milhões de habitantes, mais de 400 mil testes já foram feitos. As pessoas que recebem o resultado positivo são isoladas e tratadas, e seus contatos mais próximos são rastreados para passar pelo exame.

A realização de testes em uma parcela grande da população permite não só isolar infectados e deixar que a população sadia circule como também ter números mais reais sobre a taxa de infecção em uma cidade, em um estado ou país, e elaborar políticas de saúde a partir desses dados. No Brasil, como só pessoas em quadros graves fazem os testes, há subnotificação —situação já admitida pelo Ministério da Saúde.

Nesta quarta, o governo federal divulgou o registro de ao menos 800 mortes pelo novo coronavírus no Brasil. Só nas últimas 24 horas morreram 133 novas pessoas, o que significa uma alta de 20% com relação ao dia anterior.

O país soma 15.927 casos confirmados da doença. No dia anterior, eram 13.717 —a alta foi de 16%.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.