Descrição de chapéu Coronavírus

Ventilador pulmonar da USP já pode entrar na linha de produção

Coordenadores vão pedir nesta semana autorização à Anvisa para fabricação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Engenheiros da Universidade de São Paulo terminaram com sucesso o projeto de um ventilador pulmonar, aparelho essencial no tratamento de muitos doentes graves de Covid-19. Os testes com quatro pacientes foram realizados de sexta-feira (17) a domingo (19), no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

O equipamento foi desenvolvido por engenheiros da Escola Politécnica da USP. Segundo os coordenadores do projeto do ventilador Inspire, nesta semana será solicitada à Anvisa a autorização para produzir o aparelho. O equipamento pode entrar na linha de produção em cerca de dez dias. Existem empresas prontas para começar a fabricá-lo.

Enfermeira checa respirador em paciente em hospital perto de Paris, na França
Enfermeira checa respirador em paciente em hospital perto de Paris, na França - Benoit Tessier - 20.abr.20/Reuters

Em uma semana, podem ser produzidos 500 ventiladores. Dadas as expectativas realistas de conseguir importar alguns componentes, “elementos críticos”, seria possível produzir 5.000 equipamentos em um mês, para começar, diz Raul Lima, especializado em engenharia biomédica, um dos coordenadores do projeto, com Marcelo Zuffo, ambos professores da Poli.

O ventilador sustenta a respiração dos doentes críticos de Covid-19, com pulmões devastados pela doença. Sem o aparelho, um paciente crítico, em tratamento intensivo, perde a vida. A escassez do equipamento ficou notória quando houve grande aumento de casos da doença na Itália, por exemplo.

O governo federal do Brasil tem tido problemas para importar os aparelhos; a falta de componentes importados para ventiladores comerciais dificulta o aumento da produção nacional.

O equipamento criado e testado na USP é emergencial. Foi desenvolvido para suprir a falta de ventiladores comerciais na crise de saúde provocada pela epidemia. Nos testes com pacientes, seu desempenho (capacidade de trocar dióxido de carbono por oxigênio) foi comparado com sucesso ao de um ventilador comercial e de uso padrão nos hospitais.

Não houve problemas, “intercorrências”, com os pacientes, nos estudos conduzidos por José Otavio Auler Junior, com auxílio de Filomena Galas, professores da medicina da USP, e do fisioterapeuta Alcino Leme, no Incor (leia nota dos pesquisadores sobre o aparelho)

O Inspire também foi testado antes em animais, nos dias 13 e 14 de abril, estudo realizado pelas professoras Denise Fantoni e Aline Ambrósio, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, no laboratório coordenado pelos professores Auler e Denise Otsuki.

Leia a nota dos pesquisadores:

"INSPIRE - Ventilador Pulmonar Emergencial, Aberto e de Baixo Custo

Nos dias 13 e 14 de abril de 2020 foi realizado estudo do Ventilador Emergencial INSPIRE com animais, com o devido trâmite de Comissão de Ética em Pesquisa. O estudo foi coordenado pela professora titular Denise Tabacchi Fantoni com o auxílio da professora Dra. Aline Ambrósio, ambas do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

Esses ensaios foram realizados no Laboratório 08 de Investigações Médicas da Faculdade de Medicina da USP (LIM08), coordenado pelo professor titular José Otávio Costa Auler Junior com o auxílio da dra. Denise Aya Otsuki, ambos da da Disciplina de Anestesiologia do Departamento de Cirurgia da FMUSP.

O ventilador emergencial INSPIRE foi testado em dois animais e foi considerado aprovado neste estudo.
Nos dias 17, 18 e 19 de abril foram realizados estudos com pacientes, com o devido trâmite na Plataforma Brasil do Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), sob a coordenação do professor titular José Otávio Costa Auler Junior e com auxílio da Professora Filomena Regina Barbosa Gomes Galas, professora associada do Departamento de Cirurgia, Disciplina de Anestesiologia da FMUSP e Médica Supervisora da UTI Cirúrgica e da Divisão de Anestesiologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP e do fisioterapeuta Dr. Alcino Costa Leme.

Este estudo foi realizado com quatro pacientes, nas dependências do Incor - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP. O ventilador emergencial INSPIRE foi considerado aprovado neste estudo, inclusive no modo assistido controlado por pressão. Não houve nenhuma intercorrência com os pacientes ventilados com o INSPIRE.

Nos próximos passos, os documentos serão enviados aos órgãos competentes, inclusive à Anvisa.

Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Junior FM-USP
Profa. Dra. Denise Tabachi Fantoni FMVZ-USP
Prof. Dr. Marcelo Knorich Zuffo EP-USP
Prof. Dr Raul Gonzalez Lima EP-USP

São Paulo, 20 de abril de 2020
Escola Politécnica da USP"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.