A Folha preparou uma série de iniciativas para enfatizar a gravidade da marca de um morto por minuto por Covid-19 no Brasil.
Cem dias após o primeiro caso ser confirmado, o novo coronavírus matou 1.473 pessoas no país em 24 horas, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde na noite desta quinta (4).
O trabalho envolveu cinco editorias do jornal, além dos departamentos de Tecnologia e Comercial e da cartunista Laerte, ao longo de uma semana.
A primeira ideia foi a da charge, gestada na sexta-feira (29). Laerte foi convidada, e, para que a obra se sobrepusesse à homepage do jornal, foi necessária a participação do Núcleo de Imagem, da Tecnologia e do Comercial.
Ainda na sexta, a Tecnologia do jornal sugeriu o uso do modo escuro. Para isso, a Folha transformou em padrão para o usuário o chamado 'dark mode', um recurso de acessibilidade já disponível no site. O botão, que fica dentro do menu vertical de navegação, voltará a ser disponibilizado quando modo escuro for retirado.
No início da semana, uma nova iniciativa: a capa do jornal e a Homepage teriam um texto sobre a marca cuja leitura durasse um minuto. Tal texto ficou a cargo da editora do Núcleo de Cidades, Luciana Coelho.
Tudo ficou pronto no fim da tarde de quinta, horas antes de a marca ser oficialmente atingida.
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