Descrição de chapéu Coronavírus

Game imersivo Quem Seremos? ajuda a refletir sobre como lidamos com a pandemia

Brasileiros de 18 a 70 anos responderam por semanas perguntas do que sentiram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Há pouco mais de um ano a Covid-19 mudou a rotina do planeta. Todos os dias, a doença está no centro do que as pessoas vivem. A cada notícia e descoberta, surgem medos, esperanças, tristezas e questionamentos. Para nos ajudar a entender o que passamos na pandemia e para onde vamos —ou pretendemos ir— com as mudanças que ela tem imposto, entra no ar nesta terça-feira o game ‘Quem Seremos?' (acesse aqui).

O projeto, criado e realizado pelas e​mpresas Studio Ideias, [ EM BRANCO ] e Pepita, é lançado em parceria com a Folha.

Na base dele, brasileiros de 18 a 70 anos, de presidentes de empresas em home office em São Paulo a estudante sem aulas no Pará, responderam por semanas, voluntariamente, perguntas acerca do que sentiram conforme a pandemia avançava.

As centenas de respostas foram tabuladas e analisadas, servindo para a trilha imersiva que compõe o game de autorreflexão.

Tela preta com a pergunta 'O que se passou na sua cabeça quando ouviu sobra a pandemia na China?'
Tela do game Quem Seremos?, que convida as refletir o que ocorreu e para onde vamos após a pandemia - Reprodução

O participante é convidado a voltar no tempo e lembrar o que pensava antes mesmo de a pandemia ser decretada pela OMS, o que sentiu quando a doença chegou ao Brasil e como foi sendo levado a fazer novas escolhas a partir do novo contexto de vida.

Ao final de 13 perguntas, o usuário poderá ler (guardar ou compartilhar, se assim quiser) seu ‘manifesto pessoal’, um resumo do que sentiu e do que enxerga para o futuro. E também acessar sugestões de cursos de autoconhecimento, programas de voluntariado e entidades que recebem doações.

"A plataforma pretende ajudar o participante a reconhecer seus sentimentos e assim se organizar para lidar com a realidade, que é desafiadora e se mostra mais longa do que esperávamos lá atrás", afirma Luciana Branco, da [ EM BRANCO ].

Camila Holpert, da Studio Ideias, e Julio de Santi, da Pepita, são os outros dois idealizadores do ‘Quem Seremos?’, que também engloba uma pesquisa quantitativa, finalizada em dezembro, e uma série de conversas que serão realizadas ao longo do ano gratuitamente.

Na plataforma, também é possível entrar em contato com a equipe idealizadora e pedir a íntegra da pesquisa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.