Descrição de chapéu Coronavírus

Folha estreia o blog Linha de Frente, com os relatos de um médico na pandemia de Covid-19

Gerson Salvador, 38, trabalha no Hospital Universitário da USP com pacientes que têm o coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha estreia nesta terça (23) o blog Linha de Frente, do médico Gerson Salvador, 38, que trabalha com ensino e assistência no Hospital Universitário da USP e tem se dedicado ao atendimento de pacientes com Covid-19.

Natural de Cansanção, no sertão da Bahia, Gerson Salvador cresceu em São Paulo, na Vila Carioca, e foi estudante da rede pública. Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), especializou-se em infectologia com residência no HC da USP e em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP e concluiu o curso de formação de roteiristas na Roteiraria. Também foi diretor de comunicação e imprensa do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) de 2014 a 2020.

O médico Gerson Salvador, autor do blog Linha de Frente, na Folha - Eduardo Knapp/Folhapress

"Há dez anos eu tenho um projeto de narrativas médicas e algumas delas foram publicadas no meu primeiro livro, em 2014, intitulado 'O Pior Médico do Mundo'. Desde então, tenho reunido histórias ambientadas na emergência. Nos últimos tempos, esse projeto tem sido dedicado, principalmente, a contar histórias de relacionadas à pandemia de Covid-19. O foco são as histórias de vida das pessoas que estão naquele cenário", diz ele.

A experiência com a literatura vem de longe. Quando criança, ganhou um concurso literário chamado "Centenário Mário de Andrade". Na adolescência, escrevia poesias e trabalhou em um jornal de bairro no Ipiranga, O Patriota. Na faculdade de medicina, Salvador foi editor do jornal O Bisturi.

"Ter o blog na Folha me deixa muito honrado, pois quando adolescente eu sempre lia a coluna de um dos meus autores favoritos, Moacyr Scliar, também um médico contador de histórias. Estar nessa casa, podendo reencontrar essa referência, para mim é muito especial."

Gerson Salvador é casado com Denize, que é médica de família e comunidade, e juntos têm três filhos: Laura, Lucas e Luís.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.