Descrição de chapéu Rio de Janeiro

RJ tem 5º secretário de Saúde na pandemia após troca de Cláudio Castro

Governador substituiu Carlos Alberto Chaves por Alexandre Chieppe, que trabalha na pasta há 20 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro terá seu quinto secretário de Saúde durante a pandemia da Covid-19. O governador Cláudio Castro (PSC) decidiu substituir nesta terça (4) o pneumologista Carlos Alberto Chaves pelo obstetra e ginecologista Alexandre Chieppe.

Agora, Chieppe passa a coordenar a logística de distribuição de vacinas e outras ações de combate ao coronavírus do estado, que tem mais de 80% dos leitos ocupados e 17% da população imunizada com a primeira dose. A nomeação será publicada no Diário Oficial desta quinta (5).

"Este é um momento crucial para o estado do Rio. Temos diversos desafios, entre eles a pandemia e a situação econômica do Rio, agravada pela Covid-19", disse Castro em nota que anunciou a troca. "Quero deixar meu agradecimento também ao Chaves pelo resultado até aqui."

Chieppe se formou em medicina na UFRJ (Universidade Federal do RJ) e desde 2000 é servidor da Secretaria de Estado de Saúde, da qual é porta-voz há quase uma década. Exerceu ainda o cargo de subsecretário de Vigilância em Saúde e foi coordenador durante a pandemia da dengue em 2008.

Antes dele, ocuparam a pasta durante a crise da Covid Edmar Santos, exonerado em 17 de maio de 2020 e preso por cerca de um mês no ano passado; Fernando Ferry, que deixou o cargo em 22 de junho; Alex Bousquet, que pediu demissão em 17 de setembro; e por fim Chaves.

A Secretaria de Saúde do Rio é o foco das investigações que levaram ao impeachment do ex-governador Wilson Witzel (PSC) na semana passada, baseadas em parte na delação do ex-secretário Edmar Santos.

Witzel foi acusado de crime de responsabilidade e de irregularidades na contratação dos hospitais de campanha para o combate à pandemia do coronavírus. Também foi responsabilizado por supostamente ter favorecido um empresário ao anular a punição a uma organização social do setor.

Castro é investigado no mesmo suposto esquema de propina e também foi citado no depoimento de Santos, que afirmou que ele participou da organização de um esquema criminoso para direcionar recursos da saúde a determinados municípios para garantir apoio de deputados estaduais ao governo.

O governador ainda anunciou nesta terça uma troca na secretaria da Fazenda. No lugar de Guilherme Mercês, entra Nelson Rocha, que é pós-graduado em ciências contábeis pela FGV e começou sua carreira na iniciativa privada, atuando em empresas como Ampla e Light. Na área pública, foi assessor chefe do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e secretário de Fazenda em 1995.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.