Descrição de chapéu Coronavírus Vida Pós-Vírus

Posso ir ao bar ou encontrar amigos? Tire dúvidas sobre o que muda após receber vacina contra a Covid

Para especialistas, imunização deve ser celebrada com cautela até que maior parte da população esteja imunizada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Milhões de adultos brasileiros devem receber a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 nas próximas semanas. Assim, uma fase de transição vai se iniciar, na qual os cuidados preventivos que aprendemos a seguir há mais de um ano vão conviver com novas pequenas liberdades e uma sensação de segurança um pouco maior.

Mas, afinal, o que muda depois da primeira e segunda (ou única) dose da vacina?

Para médicos e cientistas, esse momento deve ser celebrado com cuidado, principalmente porque no Brasil os números de novos casos e mortes são ainda altos, o que indica que o vírus circula livremente entre a população.

Veja abaixo as respostas para algumas das principais dúvidas sobre como deve ser a vida após a vacina.

O que muda nas medidas de proteção após a primeira dose?
Nada deveria mudar, e todas as medidas de proteção ainda devem ser mantidas.

Posso voltar a frequentar bares, restaurantes e academia após receber a primeira dose? E depois de receber as duas?
É mais seguro aguardar 15 dias após a segunda injeção (ou 15 dias depois da dose única, no caso da vacina da Janssen). A primeira dose da vacina pode dar alguma proteção cerca de duas semanas depois da aplicação, mas é uma imunidade ainda abaixo da que surge após a vacinação completa.

Com a chegada de novas variantes, como a delta, o cenário fica um pouco mais complicado. Estudos recentes mostram que essa variante é mais transmissível do que as anteriores e consegue resistir parcialmente aos anticorpos gerados pelas vacinas. No caso das vacinas aplicadas em duas doses, uma primeira dose foi praticamente inócua contra a delta, e a proteção só se formou 15 dias depois da segunda dose.

Assim, os especialistas sugerem cautela na hora de ir a lugares como bares, restaurantes e academias e pedem que as pessoas deem preferência a lugares ao ar livre ou bem ventilados, seguindo as medidas de prevenção até que a maior parte da população esteja vacinada e os números da Covid-19 no Brasil estejam controlados.

Pessoas sem máscara bebem e conversam dentro de um restaurante, enquanto pessoas de máscara passam a pé e de bicicleta do lado de fora
Ilustração sobre a vida pós-vacina - Catarina Pignato

Depois de receber a primeira dose, posso me encontrar com outras pessoas que receberam uma ou duas doses?
As vacinas usadas no Brasil podem dar uma proteção parcial depois de cerca de 15 dias após a primeira injeção, mas a chegada de novas variantes torna mais fácil adquirir a Covid-19 mesmo estando vacinado, porque essas linhagens são mais resistentes aos anticorpos gerados pela vacina.

Assim, é necessário seguir todas as medidas de prevenção até que a cobertura vacinal no país chegue a pelo menos 70% da população, o que deve derrubar a transmissão do vírus.

Estou vacinado com duas doses ou dose única; posso me encontrar com pessoas não vacinadas?
Sim, mas ainda é melhor evitar encontros desnecessários, afirma Viviane Alves, microbiologista e professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG). Se o encontro for realizado, deve haver uso de máscaras, distanciamento físico e boa ventilação do ambiente; dê preferência a locais abertos, ao ar livre, como parques e praças.

“Se o local for fechado, dê preferência às máscaras do tipo PFF2 ou N95", diz. As medidas valem para todos no encontro. O maior risco neste caso é que o vacinado pode carregar o vírus mesmo estando sem sintomas de infecção. Assim, as pessoas não vacinadas no encontro ficam vulneráveis.

Estou vacinado com duas doses ou dose única; posso me encontrar com pessoas também totalmente imunizadas?
Sim, mas as máscaras, o distanciamento e a boa ventilação não podem ser esquecidos. Alves explica que a chegada de novas variantes do Sars-CoV-2, como a delta, fez crescer as chances de surgimento de novas infecções em quem já teve a doença ou já foi vacinado. As vacinas são muito potentes para evitar os casos mais graves e as mortes, mas infecções e contágios ainda podem acontecer.

Não estou vacinado, posso me encontrar com pessoas vacinadas?
Apenas se for inevitável. As pessoas ainda não imunizadas têm riscos muito maiores de serem infectadas pelo coronavírus. Se o encontro tiver de acontecer, todas as medidas de proteção devem ser seguidas.

O que muda nas medidas de proteção depois da segunda dose?
​Nada deve mudar até que a cobertura vacinal seja superior a 70% (algumas estimativas indicam que o número deve ser maior do que 90%, dependendo das vacinas usadas), e os números mostrem queda drástica nas transmissões.

Quando vamos deixar de usar máscaras?
Quando a maior parte da população estiver completamente imunizada e os dados mostrarem diminuição da transmissão do vírus, segundo Alves. Além disso, é preciso aguardar os estudos que vão indicar se doses de reforço serão necessárias. Dependendo dos números de contágio da doença, as máscaras podem, no futuro, voltar a serem adotadas pontualmente.

Posso consumir bebida alcoólica antes ou logo depois da vacina?
Não existe nenhuma contraindicação com relação à ingestão de álcool antes ou depois de receber algum imunizante contra a Covid-19. Mas especialistas alertam que o consumo de álcool em excesso prejudica o funcionamento do sistema imunológico. Além disso, o álcool pode trazer sintomas que serão confundidos com os efeitos esperados da vacina. O infectologista Ivan França, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, diz que é prudente aguardar pelo menos 24 horas antes de ingerir bebida alcoólica.

Quais são os efeitos esperados das vacinas? Como posso contorná-los?
Febre, dores de cabeça e pelo corpo e dor no local da injeção são os sintomas esperados, que podem durar até cerca de três dias. Medicamentos antitérmicos e analgésicos podem ser usados para aliviar os sintomas, mas não para preveni-los.

Ter ou não reação à vacina tem alguma relação com o meu processo de imunização?
Não. Cada corpo vai reagir de uma maneira diferente ao imunizante, e grande parte das pessoas não terá reação alguma, diz França. O infectologista afirma ainda que as reações após a segunda dose costumam ser menos frequentes.

Como eu aviso sobre um efeito adverso que pode ter sido causado pela vacina?
​Os efeitos esperados, mais leves, geralmente desaparecem em até três dias. Se algum sintoma mais grave aparecer nos dias logo após a vacinação, é preciso procurar o posto de vacinação para fazer a notificação e receber orientações.

Quando estarei protegido após tomar a vacina?
Os estudos indicam que a proteção se estabelece no corpo após pelo menos 15 dias depois da imunização completa, isto é, cerca de duas semanas após a segunda injeção, no caso das vacinas aplicadas em duas doses, ou da dose única, no caso desse tipo de imunizante.

Esse dado nunca vai ser preciso, uma vez que cada organismo reage de um jeito à vacina –alguns podem ser mais rápidos enquanto outros são mais lentos para formar essa proteção. Vale lembrar que nenhuma vacina garante imunidade total contra o vírus; por isso, quanto mais pessoas forem vacinadas e menor for a circulação do Sars-CoV-2, mais seguros todos estarão.

Posso transmitir o vírus, ter Covid grave ou morrer após tomar a vacina?
Sim. As vacinas reduzem muito as chances de uma pessoa se infectar com o vírus ou ter a Covid com sintomas, mas elas não eliminam todas as chances de que algo do tipo aconteça. As mortes são extremamente raras entre os vacinados, mas também podem acontecer.

Dados recentes apontam que alguns imunizantes são capazes de fazer a transmissão do vírus diminuir, isto é, se você está vacinado e tem contato com o vírus em algum momento, é pouco provável que você passe o patógeno para outra pessoa. Mas os dados ainda são poucos e não dizem respeito a todos os imunizantes disponíveis.

Também é possível que um vacinado seja infectado pelo vírus antes de ter a formação de uma resposta imunológica, que acontece cerca de 15 dias após a vacinação completa.

Se eu perder o prazo para tomar a segunda dose, perco o efeito da vacina?
​Não. O infectologista Ivan França, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explica que o prazo entre as doses foi definido nos estudos realizados com as vacinas e são os intervalos que indicam um melhor efeito no corpo. “Mas não existe grande prejuízo na imunidade de quem perdeu o prazo, desde que tome a segunda dose o quanto antes”, afirma.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.