Descrição de chapéu Coronavírus

SP antecipa calendário e vacinará 38 nesta sexta e 37 na segunda contra Covid

Sábado será repescagem de imunização para maiores de 38 anos na capital paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo antecipou a vacinação contra a Covid-19 de pessoas com 38 anos, e agora esse grupo, estimado em 145 mil pessoas, poderá se imunizar nesta sexta-feira (9). Antes, a previsão era segunda (12).

Quem tem 37 anos também teve a data de vacinação antecipada, passando agora para segunda. A data anterior era terça (13). A prefeitura estima que 149 mil pessoas façam parte desse grupo.

Mesmo sexta-feira sendo feriado da Revolução Constitucionalista, a vacinação contra o coronavírus será feita nas 468 UBS (Unidades Básicas de Saúde) da capital, bem como nos postos volantes, drive thrus e centros de saúde.

O sábado (10) será dedicado à repescagem de moradores da capital paulista que têm 38 anos ou mais. Funcionam as 82 AMAs/UBSs integradas da capital, das 7h às 19h, e os drive-thrus e megapostos, das 8h às 17h. As UBSs ficarão fechadas.

Nesta semana também foi antecipada a imunização do grupo com 39 anos, para esta quinta (8).

Inicialmente, nesta semana só seriam vacinadas pessoas com 41 anos —na segunda (5) e na terça (6)— e 40 anos — a partir de quarta (7).

Nesta quarta, o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, indicou a viabilidade de imunizar 100% da população adulta de São Paulo nos próximos 28 dias. Antes, a previsão era cumprir essa meta antes do início de setembro.

"Se continuar neste ritmo [de vacinação], em 3 do oito [agosto] a gente vacinou todo mundo com a primeira dose", afirmou.

Segundo a prefeitura, 63,9% das pessoas com 18 anos ou mais já receberam a primeira dose da vacina ou a de dose única na cidade de São Paulo.

DOCUMENTOS

Para vacinar-se, é necessário apresentar um comprovante de residência na capital, juntamente com os documentos pessoais, preferencialmente CPF e cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

O comprovante de endereço no município de São Paulo pode ser apresentado de forma física ou digital. Se não houver no próprio nome, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos, desde que apresentado também um documento que comprove o parentesco ou estado civil, como RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.

O preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.

A Prefeitura destaca que todas as vacinas disponíveis foram aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e são eficazes e seguras contra a Covid-19. Não há necessidade nem possibilidade de escolher um imunizante específico.

A lista completa de postos de vacinação pode ser encontrada no Vacina Sampa aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.