Descrição de chapéu Coronavírus Rio de Janeiro

Lenços brancos no Rio fazem homenagem aos 600 mil mortos da Covid

Manifestação foi organizada por ONG. Material será entregue à CPI da Covid por taxista que perdeu o filho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um trecho da praia de Copacabana, no Rio, foi tomado na manhã desta sexta-feira (8) por lenços brancos pendurados em varais, ao lado de algumas bandeiras do Brasil.

A instalação, em frente ao Copacabana Palace, foi uma homenagem da ONG Rio de Paz aos 600 mil brasileiros mortos pela Covid-19 no Brasil, marca atingida nesta sexta.

O lenço branco foi escolhido por ser um símbolo do adeus, do aceno à distância e usado para enxugar as lágrimas.

Membro da ONG Rio de Paz põe lenços brancos em homenagem aos 600 mil mortos pelo Covid
Membro da ONG Rio de Paz põe lenços brancos em homenagem aos 600 mil mortos pelo Covid - Pilar Olivares/Reuters

"A manifestação também é em repúdio ao modo como o governo federal e parte da sociedade vem tratando a pandemia desde o início da crise sanitária", diz a ONG.

Além dos lenços, quatro faixas foram distribuídas pela instalação. Uma delas perguntou quem sãos os responsáveis pela tragédia das mortes. As outras trouxeram as palavras incompetência, irresponsabilidade e insensibilidade.

Após a manifestação, os lenços serão entregues ao taxista Marcio Antonio, que perdeu o filho para a Covid e ficou conhecido ao recolocar cruzes na areia de Copacabana durante um dos protestos da ONG. As cruzes haviam sido retiradas por um homem contrário ao ato.

O taxista, segundo a Rio de Paz, vai levar o material para Brasília no dia 19 de outubro, data prevista para a leitura do relatório da CPI da Covid. Os lenços serão entregues à CPI.

"Se queremos tirar alguma lição dessa espantosa perda de vidas a fim de que sofrimento como esse não se repi​ta no nosso país, precisamos responder a uma pergunta central: quem são os responsáveis por esta tragédia?", pergunta o presidente da ONG, Antonio Carlos Costa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.