Descrição de chapéu congresso nacional

Senado aprova construção de memorial às vítimas da Covid em frente ao Congresso

Projeto prevê 27 lápides no espelho d'água do edifício, mas precisará do aval do Iphan para sair do papel

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Senadores aprovaram nesta terça-feira (5) um projeto de resolução que prevê a construção de um memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 em frente ao Congresso Nacional.

A proposta vai à promulgação. De autoria do relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), o texto propõe que sejam instaladas 27 pedras no espelho d'água do Senado para representar a dor pela perda das vítimas em cada uma das unidades da federação.

Projeto do memorial às vítimas da Covid que pode ser feito no Congresso, em Brasília - Reprodução

"É importante observar que, conforme a CPI da Pandemia tem evidenciado, muitos desses óbitos seriam evitáveis caso o Poder Público tivesse simplesmente agido em consonância com as recomendações científicas, além da observância dos melhores interesses públicos", escreveu o senador na justificativa do projeto.

A iniciativa teve o apoio de outros 15 integrantes da CPI da Covid, como Omar Aziz (PSD-AM), que foi relator do projeto, e Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

"É algo interessante não só pela homenagem que iremos fazer, mas principalmente para que a história registre o que aconteceu no Brasil nas épocas em que vivemos", disse Aziz.

Um vídeo compartilhado por Randolfe nas redes sociais mostra a maquete do projeto arquitetônico. Nas imagens é possível ver 27 lápides que retratam todos os estados e o Distrito Federal. O vídeo tem como trilha a canção "Aos nossos filhos", de Ivan Lins.

Para sair do papel, no entanto, o memorial precisará da autorização do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional). Isso será necessário porque a área do Congresso é tombada em nível federal e distrital.

O Iphan informou que irá se manifestar quando for notificado.

De acordo com o último balanço do consórcio de veículos de imprensa, o Brasil contabiliza 598.871 óbitos e 21.498.932 casos de coronavírus desde o início da pandemia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.