Descrição de chapéu Coronavírus

Cidade de São Paulo tem quase 1 milhão sem 2ª dose de vacina contra Covid

É possível tomar o reforço em parques neste domingo; também há imunizante contra gripe

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O número de pessoas sem a segunda dose da vacina contra a Covid-19 na cidade de São Paulo atinge quase 1 milhão de faltosos, de acordo com a prefeitura paulistana.

Ao todo, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, 773.496 adultos não haviam tomado a segunda dose da vacina até esta sexta-feira (24), um dado que só aumenta —no último dia 1º, eram cerca de 593 mil maiores de 18 anos.

Outros 210.862 adolescentes de 12 a 17 anos completam a lista dos que não voltaram aos postos de saúde na capital paulista atualmente.

O número total de pessoas que poderiam ter recebido a segunda dose, mas estão sem, de todas as idades a partir de 12 anos, é de aproximadamente 984 mil pessoas. A vacinação de crianças menores de 11 anos ainda não foi autorizada pelo Ministério da Saúde.

Aplicação de segunda dose de vacina contra a Covid-19 em moradores de rua na zona leste; na cidade de São Paulo, quase 1 milhão de pessoas está com ciclo vacinal incompleto - Jardiel Carvalho - 1º.dez.21/Folhapress

Em números gerais, 23,6 milhões de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no município. A prefeitura considera que todo o público adulto estimado está imunizado, apesar das quase 800 mil pessoas que não apareceram para tomar a segunda dose.

No caso dos adolescentes, segundo boletim da secretaria, 84,9% foram vacinados com duas doses. Desde o início de novembro, jovens de 12 a 17 anos podem completar a vacinação.

Ainda segundo os dados da pasta, cerca de 1,8 milhão de adultos estão aptos para receber a terceira dose. A secretaria prefere não chamar esse grupo de faltoso "porque é um reforço na vacinação".

Atualmente, todas as pessoas maiores de 18 anos que tomaram a segunda dose há ao menos quatro meses podem ter o reforço com vacina da Pfizer.

Conforme o boletim mais recente, 29,9% do público esperado —quase 2,8 milhões de pessoas— receberam o reforço até a véspera de Natal.

Para o infectologista Jamal Suleiman, do Instituto Emílio Ribas, as pessoas correm riscos desnecessários. "Além da segunda dose, é preciso ter a de reforço, principalmente para proteção contra a variante ômicron", afirma. A cidade de São Paulo conta atualmente com 17 casos da nova cepa do coronavírus —há outros três confirmados no estado.

A preocupação é semelhante à de Álvaro Furtado da Costa, infectologista do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo). Segundo ele, é extremamente perigoso o percentual de pessoas que não têm nem as duas doses.

O especialista afirma que o município precisa fazer um trabalho para encontrar essas pessoas e motivá-las a tomar a segunda e a terceira dose. "É um contingente populacional que está sob risco de pegar ômicron ou a forma grave da doença", afirma.

Suleiman reforça. Por um lado, diz, o poder público municipal não está tendo pernas para ir atrás desses faltosos, por meio de uma busca ativa. E por outro, afirma, o governo federal não faz campanhas neste sentido.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde diz que o órgão tem feito busca ativa para completar o esquema vacinal do público elegível para a vacinação contra Covid na capital e que tenta compreender as causas da ausência, que podem ser desde uma mudança de endereço, à espera por acompanhante para ir ao local de vacinação e, até mesmo, esquecimento.

"A secretaria extrai do sistema VaciVida a relação de pessoas que ainda não receberam a segunda dose do imunizante", diz a pasta. Após isso, afirma é realizado o georreferenciamento entre o endereço da pessoas e a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima e, então, os profissionais do posto médico entram em contato para orientar sobre a importância da vacinação correta, além de verificarem os motivos da abstenção.

"A pasta conta com equipes do Programa Estratégia Saúde da Família e com visitas casa-a-casa para este esforço."

Em parques

A vacinação contra a contra a Covid-19 e contra a gripe neste domingo (26), na capital paulista, será concentrada em duas farmácias da avenida Paulista, na região central, e em seis parques de todas as regiões do município.

Segundo a secretaria não é preciso ter intervalo entre elas e é possível tomar as duas vacinas, contra a Covid-19 e contra a gripe, no mesmo dia.

Veja onde tomar vacina neste domingo na cidade de São Paulo

Das 8h às 16h

Farmácias
avenida Paulista 2.371 e 266

Parques
CRS Centro: Parque Buenos Aires (centro)
CRS Sul: Parque do Guarapiranga (zona sul)
CRS Leste: Parque do Carmo (zona leste)
CRS Oeste: Parque Villa-Lobos (zona oeste)
CRS Sudeste: Parque da Independência (zona sul)
CRS Norte: Parque da Juventude (zona norte)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.