Prefeitura de SP libera vacina contra gripe para todas as idades

Todos os moradores da capital paulista que ainda não se imunizaram contra a influenza podem receber dose a partir desta terça (28)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A vacinação contra a gripe na cidade de São Paulo está disponível para todas as pessoas que tenham mais de seis meses de idade e que ainda não tenham recebido a imunização contra a influenza em 2021. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde.

A liberação da vacina para todas as faixas etárias foi anunciada pela prefeitura nesta segunda (27) e passou a valer nesta terça (28).

A vacinação contra influenza na capital paulista já tinha sido retomada desde sexta-feira (24), em razão da alta de casos de pacientes com sintomas gripais. "[Existe a] tentativa de amenizar o quadro preocupante de aumento no número de casos de pacientes com sintomas respiratórios, nos últimos dias", afirmou o órgão.

É possível tomar a vacina da gripe junto com a da Covid-19, não precisando aguardar o intervalo de 14 dias que existia entre as duas em momentos anteriores das campanhas.

Vacinação contra a gripe durante a campanha deste ano em posto de saúde na zona sul de São Paulo; município retoma iniciativa na tentativa de barrar alta nos casos de influenza - Rivaldo Gomes - 15.mai.21/Folhapress

Segundo informações da secretaria, até esta segunda (27), já haviam sido registradas mais de 238 mil pessoas com quadro respiratório, incluindo as suspeitas de Covid. Em novembro deste ano, foram registrados aproximadamente 111 mil atendimentos de pacientes com sintomas gripais.

Até então, a campanha era oferecida somente a grupos prioritários, como os maiores de 60 anos e as grávidas, mas a adesão foi baixa. No primeiro dia da campanha, por exemplo, houve somente 6.000 aplicações.

No total, a gestão municipal recebeu 1 milhões de doses do Instituto Butantan..

A epidemia de gripe já é registrada há algumas semanas na capital paulista, estando associada à circulação da cepa Darwin do vírus H3N2, que tem escape vacinal do imunizante atualmente aplicado tanto na rede pública quanto na privada. Mesmo assim, foi registrada uma grande demanda pela vacina em serviços particulares.

No caso de São Paulo, a secretaria espera que a campanha diminua a quantidade de pessoas com sintomas gripais que buscam os serviços de saúde públicos.

Saiba onde tomar a vacina na cidade de São Paulo

  • Em UBSs (unidades básicas de saúde) e AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) integradas com UBS, a aplicação começa às 7h e termina às 19h. No total, são mais de 500 destes postos em toda a cidade.
  • Há também os chamados megapostos, em que a vacinação vai das 8h às 17h.

Megapostos na capital

Shopping Aricanduva

UNISA Santo Amaro

Centro Empresarial de São Paulo

Galeria Prestes Maia

Shopping Ibirapuera

Petz Teotônio Vilela

Shopping Campo Limpo

CEU Parelheiros

Lar Center

Megaposto do TCM

FMU Santo Amaro

Mega Posto Centro Cultural Grajaú

Shopping Vila Olímpia

  • Outra opção são os mega drive-thrus, que vão das 8h às 17h

Mega drive-thrus

Clube Paineiras Morumbi

Drive do TCM

Parque Villa-Lobos

Shopping Aricanduva

Hospital Dom Alvarenga

Shopping Interlagos

Subprefeitura de M'Boi Mirim

Shopping Campo Limpo

Novartes Biociências

Mega Vila Maria

Cantareira Norte Shopping

Essas informações são válidas até esta quinta-feira (30). Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro a campanha estará suspensa.

A retomada da aplicação será no domingo (2) em duas farmácias da Avenida Paulista, nos números 2371 e 266, e nos parques Buenos Aires, Vila Lobos, Guarapiranga, Parque do Carmo, da Independência e da Juventude.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.